TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Code: 220308377
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Título

TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autor(a):
  • Newton Malveira Freire

    FREIRE, Newton Malveira

DOI
10.37885/220308377
Publicado em

01/05/2022

Páginas

2441-2454

Capítulo

184

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Com a implantação nacional do Novo Ensino Médio, a componente Sociologia vem perdendo espaço na matriz curricular da Educação Básica, sendo ela de grande importância para a formação integral do sujeito, indispensável para o desenvolvimento do senso crítico e da construção da cidadania dentro e fora da sala de aula. O texto aqui apresentado objetiva estudar a relação entre teoria e prática no ensino de Sociologia, compreender seus desafios e propor novos paradigmas atuais. Para tanto, este trabalho não intenciona simplesmente recontar a história do surgimento da Sociologia, suas fases de intermitência e como ela foi introduzida no currículo educacional brasileiro, mas discutir as dinâmicas que compõem a relação teoria e prática no Ensino Médio, sem perder de vista a importância do estágio supervisionado e da pesquisa. Para construção do referido artigo, adotamos a pesquisa de cunho bibliográfico e documental, visando o aprimoramento e atualização do conhecimento, através de uma investigação científica de produções acadêmicas ligadas ao tema, tais como livros, artigos acadêmicos, teses etc. No campo empírico, visitamos 5 unidades escolares que ofertam Ensino Médio, sendo 4 localizadas na região do Maciço de Baturité e 1 na região metropolitana de Fortaleza. Em cada uma dessas instituições educacionais, realizamos observação não participante com os graduandos do último semestre do curso de Licenciatura em Sociologia da A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Em decorrência da suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais do estado do Ceará em virtude da pandemia, não foi possível entrevistar os estudantes universitários como estava previsto. O trabalho permitiu constatar que a Sociologia enfrenta grandes desafios no Brasil, que ela tem se processado de forma irregular, devido às diversas interrupções ocorridas nos diferentes momentos históricos do país, contudo, ela continua sendo uma ponte na construção do conhecimento sobre a vida política e social do indivíduo, tornando-se cada vez mais necessária para a formação integral dos(as) estudantes.

Palavras-chave

Ensino de Sociologia, Estágio, Ensino Médio.

Autor(a) Correspondente
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