TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: COMPREENDENDO O CONCEITO DE ATIVIDADE
Anderson Minosso
Minosso, Anderson
Maria Lucia Panossian
Panossian, Maria Lucia
Marcelo Lambach
Lambach, Marcelo
04/02/2021
718-733
46
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 1
No transcorrer deste trabalho almeja-se apresentar de forma teórica os elementos que constituem e fundamentam o conceito de atividade como proposto na Teoria Cultural da Objetivação – TO, desenvolvida e fundamentada por Luis Radford. A TO, ancora-se na Teoria da Atividade de Alexei Leontiev para fundamentar teoricamente e epistemologicamente este conceito (atividade) que pauta-se no materialismo-dialético. Radford compreende que o professor e o estudante estão em constante atividade, ou seja, por meio do trabalho em conjunto buscam satisfazer suas necessidades, que acarretam assim a tomada de consciência dos conceitos matemáticos (processos de objetivação). Essa tomada de consciência é oriunda dos elementos da subjetividade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino, além das suas experiências históricas e culturais, que estão em constante atualização e movimento dialético. Por fim, entende-se a TO como uma possibilidade para a Educação Matemática que rompe as barreiras das teorias individualistas e compreende o estudante e o professor como seres histórico-culturais.
Atividade. Educação Matemática. Teoria Cultural da Objetivação.
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