TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INTERDISCIPLINARIEDADE DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 221010643
6
0
Título

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A INTERDISCIPLINARIEDADE DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Ingrid Carlos Gomes

    Gomes, Ingrid Carlos

  • Elaine Santana De Souza

    Souza, Elaine Santana De

  • Alex Bitencourt Da Silva

    Silva, Alex Bitencourt da

  • Erenilda Dos Santos Carlos Gomes

    Gomes, Erenilda dos Santos Carlos

  • Pâmella Carlos Gomes

    GOMES, Pâmela Carlos

  • Jonatas Campos Sarlo

    SARLO, Jonatas Campos

  • Lethícia Emily Cardoso Fernandes

    FERNANDES, Lethícia Emily Cardoso

  • David Augusto Ribeiro

    RIBEIRO, David Augusto

DOI
10.37885/221010643
Publicado em

29/12/2022

Páginas

704-710

Capítulo

46

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

O fato de os alunos obterem rendimento baixo na avaliação e dificuldades de aprendizagens em turmas do Ensino Fundamental. Motivou o planejamento e a aplicação nas turmas de atividades lúdicas envolvendo a matemática e a disciplina de ciências, para possibilitar a minimização das dificuldades de aprendizagens. Este trabalho tem como escopo descrever o uso da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e a aplicação de atividades lúdicas envolvendo a matemática e a disciplina de ciências nas turmas de Ensino Fundamental. A aplicação das TAS com a interdisciplinaridade das disciplinas de matemática e ciências foram utilizadas na prática escolhida, pois são fundamentais para a idealização de conhecimento nos estudantes, visto que obtém novos conhecimentos a partir de experiências e conhecimentos que já possuem, proporciona aos discentes reavivar a criatividade, estimular a aprendizagem, ampliar as habilidades cognitivas, sociais e faz com que os conceitos sejam concebidos com naturalidade e desenvoltura. As aulas interdisciplinares com a disciplina de ciências e matemática propiciaram bom desempenho dos alunos com dificuldades de aprendizagens nas atividades e minimizou as dificuldades de aprendizagens dos conteúdos curriculares.

Palavras-chave

Teoria da Aprendizagem Significativa, Ciência, Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.