TELECORONA - UM SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210906086
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Título

TELECORONA - UM SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Dennis Soares Leite

    Leite, Dennis Soares

  • David d Nascimento Pereira

    Pereira, David do Nascimento

  • Simone Bueno De Oliveira Carvalho

    Carvalho, Simone Bueno de Oliveira

DOI
10.37885/210906086
Publicado em

31/10/2021

Páginas

430-452

Capítulo

34

Resumo

Introdução: Diante do cenário atual, a Prefeitura Municipal de Sorocaba criou o serviço “Telecorona” modalidade de telessaúde que oferece orientações relacionadas ao Coronavírus à população através de atendimentos telefônicos. Objetivo: Descrever a experiência que o serviço em destaque proporcionou no contexto de pós-graduação em que a residência multiprofissional está inserida. Método: Trata-se de um relato de experiência descrito com base na perspectiva de um aluno de pós-graduação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Comunidade e sua atuação em um serviço de teleatendimento durante a pandemia da SARS-CoV-2. Resultados: Para integrar o corpo operacional foram convidados residentes dos Programas de Residência em Saúde da Família e da Comunidade e Saúde Mental com ênfase na Atenção Básica. O Telecorona disponibilizou aos usuários informações diretamente ou indiretamente relacionadas ao novo Coronavírus. Durante as ligações as dúvidas pairavam sobre diversos assuntos e os atendentes com auxílio do sistema online procuravam solucionar os questionamentos da população da maneira mais objetiva, claro e rápida possível. Conclusão: A partir da experiência relatada tornou-se evidente que o Telecorona surgiu como uma proposta inovadora e uma medida pertinente de enfrentamento à pandemia de COVID-19. O Telecorona proporcionou aos residentes os mecanismos necessários para a realização de atendimentos à distância, ainda que esta experiência tenha sido limitada apenas a atendimentos telefônicos e não a outras plataformas como as utilizadas em outros serviços.

Palavras-chave

Educação em Saúde, Telemonitoramento, Serviços de Saúde.

Autor(a) Correspondente
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