TECNOLOGIAS SOCIAIS E O PROTAGONISMO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Code: 210504609
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Título

TECNOLOGIAS SOCIAIS E O PROTAGONISMO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores(as):
  • Ageu Palheta Barros

    Barros, Ageu Palheta

  • Dielem Martins Pinheiro

    Pinheiro, Dielem Martins

  • Erica Fagundes da Silva

    Silva, Erica Fagundes da

  • Eryky Martins Pachêco

    Pachêco, Eryky Martins

  • Iarlem da Silva Margalho

    Margalho, Iarlem da Silva

  • Ozias Farias Brito

    Brito, Ozias Farias

  • Pedro Junior Silva Costa

    Costa, Pedro Junior Silva

  • Vanderley Martins Rodrigues

    Rodrigues, Vanderley Martins

  • Regiara Coelhas Modesto

    Modesto, Regiara Coelhas

  • Reinaldo Eduardo da Silva Sales

    Sales, Reinaldo Eduardo da Silva

DOI
10.37885/210504609
Publicado em

02/07/2021

Páginas

112-121

Capítulo

10

Resumo

As Tecnologias Sociais (TS) correspondem a um método ou instrumento capaz de solucionar algum tipo de problema social, atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e geração de impacto social, e que visam o desenvolvimento rural, sustentável e solidário. Assim, este texto aborda a temática das Tecnologias Sociais, tendo como parâmetro a experiência dos educandos do Curso Técnico em Agropecuária na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará (IFPA). Há uma breve contextualização da problemática que motivou a criação ou replicação das tecnologias adotadas, bem como, sinaliza a existência de demanda para a atuação e investigação dos futuros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, no que se refere a TS e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Assim, o objetivo geral é apresentar diferentes tecnologias sociais utilizadas nas comunidades dos agricultores familiares - educandos do Curso Técnico em Agropecuária. Os resultados demostram a que as TS são alternativas para o enfrentamento de problemas socioambientais, por se tratar de experiências constituídas por meio das iniciativas comunitárias locais e, fundamentalmente, pela capacidade em romper com a lógica linear de produção do conhecimento científico, enquanto saber absoluto. Além disso, apresenta possibilidades de projetos futuros que articulem o saber popular com os saberes acadêmicos, para produção de conhecimentos que contribuam com a sociedade.

Palavras-chave

Tecnologias Sociais. Saberes. Educação; Sustentabilidade.

Autor(a) Correspondente
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