TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: O USO DO APLICATIVO MINECRAFT ASSOCIADO AO ENSINO PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: O USO DO APLICATIVO MINECRAFT ASSOCIADO AO ENSINO PEDAGÓGICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Francinaide Campos Verdolin
Joraima Silva De Jesus
Francisleile Lima Nascimento
30/11/2023
86-103
5
Objetivo: Discutir teoricamente a questão da gamificação e educação como estratégia pedagógica associada a elementos de jogos digitais que se alinha aos hábitos dos estudantes em criar habilidades de resolução de problemas por meio do uso do aplicativo Minecraft Education. Métodos: A pesquisa parte de uma revisão de literatura caracterizada pela pesquisa bibliográfica e documental de caráter descritivo e exploratório sob a abordagem qualitativa. Resultados: A ferramenta Minecraft aborda a Educação Ambiental visando sensibilização para as questões de sustentabilidade, de forma que se pode apontar na ferramenta a existência de um discurso pedagógico ambiental. Conclusão: O avanço da tecnologia favoreceu a aprendizagem dos alunos por meio do uso de jogos educacionais, no qual o uso de jogos educacionais no ensino visa aplicar objetos educacionais como atividades de exercícios, de competições, de fixação de conteúdos nas disciplinas, consideradas atividades gamificadas que favorecem o processo de ensino e aprendizagem envolvendo os alunos na construção do conhecimento.
Ler mais...Educação Ambiental, Gamificação, Metodologias, Minecraft.
A PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: OS DESAFIOS DO ATO DE EDUCAR
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