TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 E NO MODELO HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM

Code: 221211336
7
0
Título

TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 E NO MODELO HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM

Autores(as):
  • Cristiane Barcellos Bocacio

    Bocacio, Cristiane Barcellos

  • Francieli Lubian

    Lubian, Francieli

  • Rita De Cacia Pereira Dos Santos

    Santos, Rita de Cacia Pereira dos

  • Edila Dutra Da Silva

    Silva, Edila Dutra da

DOI
10.37885/221211336
Publicado em

29/12/2022

Páginas

30-41

Capítulo

3

Resumo

Objetivo: A pesquisa apresentada, realizada durante o componente “Tecnologias e Educação” cursada na Especialização “Gestão em Educação: Supervisão e Orientação Escolar” da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade São Luiz Gonzaga, teve como objetivo aprofundar o conhecimento em relação ao universo dos professores, especificamente sobre sua relação com as tecnologias e as práticas pedagógicas no contexto da pandemia – COVID-19 e no modelo híbrido de aprendizagem. Métodos: A metodologia utilizada fundamenta-se nas pesquisas qualitativas e apresenta recorte de entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores que ministram aula no Ensino Fundamental na rede Estadual abrangendo a 32ª CRE do Rio Grande do Sul. Resultados: Como resultados apresentados a visão dos professores em relação as tecnologias na educação, o acesso das mesmas e as práticas pedagógicas da utilização destas ferramentas na sua realidade escolar. Conclusão: Concluímos que o uso de tecnologias trouxe muitas possibilidades de forma inovadoras, mas a limitação de internet ou equipamentos trouxe a incerteza sobre o aprendizado efetivo e significativo para todos os alunos durante o momento pandêmico e modelo híbrido.

Palavras-chave

Educação, Tecnologia, Pandemia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.