TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS E REFLEXÕES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS VERBAIS
Mayellen Mariana Ferreira
Ricael Spirandeli Rocha
30/11/2022
96-109
7
O desafio do educador contemporâneo é atuar como um agente transformador, ao pensar e ampliar suas práticas para formação dos discentes, uma formação que vai além da escola, uma educação totalmente integrada, aprimorando competências e habilidades. Este estudo objetivou em investigar a utilização de tecnologias digitais como recursos que possibilitam a aquisição da leitura e escrita por meio de gêneros digitais em uma turma do 5º ano do ensino fundamental em uma escola particular situada em Belo Horizonte, analisando a partir de um relato de experiência os recursos tecnológicos existentes em sala de aula do ensino fundamental e consequentemente a ampliação dos gêneros digitais na aquisição da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. Como resultado observou-se a necessidade de compreender as possibilidades de interação pedagógica utilizando tecnologias digitais na produção de texto a partir dos gêneros digitais, de forma significativa no âmbito escolar, no entanto, o professor é o principal mediador do processo, sendo capaz de elaborar um planejamento que propõem conceitos e atividades com dificuldades graduais, permitindo ao aluno organizar, resolver, produzir textos com características próprias. Dessa forma, o professor deve propor espaços por descobertas, realizar questionamentos e apresentar desafios que possam mobilizar, e trazer a curiosidade dos alunos, superando conhecimentos já construídos.
Ler mais...Tecnologias digitais, Aprendizagem, Linguagem, Gêneros digitais, Gêneros textuais.
ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO: PESQUISAS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO - VOLUME 2
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