TECNOLOGIAS DIGITAIS INSERIDAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 230412881
16
0
Título

TECNOLOGIAS DIGITAIS INSERIDAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Adrielle Firmino Da Silva

    Silva, Adrielle F.

  • Erika Matias Da Silva

    Silva, Erika M.

  • Érik José Ferreira Da Silva

    Silva, Érik J. F.

DOI
10.37885/230412881
Publicado em

31/05/2023

Páginas

582-597

Capítulo

40

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XI

Resumo

Objetivos: Com o intuito de verificar as diferentes formas que as tecnologias estão sendo empregues no ensino de química, este trabalho teve como enfoque realizar um levantamento na literatura, no tocante à busca das tecnologias digitais inseridas no ensino de química nos últimos anos. Métodos: foi feita uma busca combinada e seleção de trabalhos em bases de dados científicas acerca das tecnologias digitais inseridas como ferramenta didática nos últimos anos (2013-2022), nas bases: Google Acadêmico e Portal Periódicos. Resultados: Foi observado temas de pesquisa que tiveram uma maior concentração de trabalhos entre 2013-2022, sendo eles: gamificação no ensino de química; Realidade Virtual Aumentada (RVA); Aplicativo móvel no ensino de química; dispositivos móveis e Laboratório de Química virtual. Mediante a análise realizada inferiu-se que o uso da tecnologia e dos dispositivos eletrônicos no ensino de química é uma tendência crescente. Conclusão: Observou-se um aumento ao longo dos anos pela busca de metodologias com o uso de dispositivos eletrônicos como ferramenta didática aplicada ao ensino de química, de modo a tentar suprir as demandas da nova geração de jovens estudantes.

Palavras-chave

Ensino de química, Tecnologias, Dispositivos móveis.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.