TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: ONDE ESTÁ A INTERFACE?

Code: 220910009
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Título

TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: ONDE ESTÁ A INTERFACE?

Autores(as):
  • Sandys Viana Corrêa

    Corrêa, Sandys Viana

  • Marcelo Maia Cirino

    Cirino, Marcelo Maia

DOI
10.37885/220910009
Publicado em

01/11/2022

Páginas

951-966

Capítulo

67

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Este trabalho buscou identificar relações possíveis entre os Estilos de Aprendizagem e a abordagem didática baseada na utilização das NTIC, bem como mapear os Estilos de Aprendizagem dos sujeitos envolvidos na investigação, alunos do segundo ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Londrina/Paraná. Esta análise e os seus desdobramentos foram baseados principalmente nos estudos realizados por Kolb (1976), Alonso e Galego (2002) e Moreira (2010). Utilizamos inicialmente como referencial de partida o questionário de Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem: CHAEA, com oitenta questões, aplicado individualmente com cada aluno, a fim de identificar seu Estilo de Aprendizagem. Numa segunda etapa, utilizamos o software “Reações e Taxas” do repositório digital PhET Interactive Simulations, para introdução do conteúdo de Cinética Química, fornecendo interatividade à abordagem do tema. Em um terceiro momento, foi aplicado um questionário com nove questões, com o intuito de identificar uma possível relação entre os Estilos de Aprendizagem e as NTIC. Os resultados obtidos apontam, inicialmente, para uma relação direta entre Tecnologias Digitais e Estilos de Aprendizagem, ou seja, o uso de tecnologias como ferramentas de ensino torna-se um facilitador para o processo de aprendizagem.

Palavras-chave

Estilos de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Significativa, Teoria das Colisões.

Autor(a) Correspondente
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