TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO DISCIPLINA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE EM LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA

Code: 230211922
4
0
Título

TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO DISCIPLINA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE EM LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA

Autores(as):
  • Edizânia Barbosa Do Nascimento

    Nascimento, E.B.

  • Maria Da Conceição Costa Rivemales

    Rivemales, M.C.C.

  • Marcus Fernando Da Silva Praxedes

    Praxedes, M.F.S.

DOI
10.37885/230211922
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1126-1139

Capítulo

82

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

O avanço da tecnologia surge atrelada ao crescimento da demanda por novas abordagens educacionais. Nesse contexto é que surgem também a inclusão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no campo da educação, por isso, o tema “Tecnologias digitais como disciplina pedagógica na formação dos discentes de letras das universidades públicas da Bahia”, é abordado neste artigo com o intuito de promover uma discussão sobre a importância da formação docente. O objetivo principal deste estudo é identificar o quantitativo de disciplinas sobre tecnologias digitais que estão presentes no projeto político pedagógico do curso de Letras dessas universidades além de verificar quais fatores influenciam o uso da tecnologia nas aulas de língua portuguesa e quais os desafios dessa nova abordagem no processo de ensino-aprendizagem das aulas de português. Nesse estudo, foram analisadas as quantidades de disciplinas ofertadas que abordem as TDIC, se essas disciplinas eram obrigatórias ou não, e ainda em qual semestre que elas aparecem. Como resultado, foi percebido que a maioria dessas universidades já oferecem algumas disciplinas com essa abordagem tecnológica, porém ainda de maneira muito tímida, além disso, grande parte é oferecida como disciplina optativa, o que por sua vez, não sendo uma disciplina que é cursada por todos os alunos. Por fim, chegamos à conclusão que a inserção desse tipo de disciplina no currículo do estudante de Letras e futuro professor é de extrema importância para a evolução e melhora do ensino da Língua materna.

Palavras-chave

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Formação docente, Educação, Universidades Públicas da Bahia, Projeto Político Pedagógico.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.