TECNOLOGIAS, “BUSCA ATIVA” PELOS ALUNOS E GEOMETRIA ESFÉRICA: DESENCADEAMENTOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Code: 201202580
17
5
Título

TECNOLOGIAS, “BUSCA ATIVA” PELOS ALUNOS E GEOMETRIA ESFÉRICA: DESENCADEAMENTOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores(as):
  • Franciele Santos Teixeira

    Teixeira, Franciele Santos

  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, Maria do Carmo de

  • Maria Teresa Zampieri

    Zampieri, Maria Teresa

DOI
10.37885/201202580
Publicado em

04/02/2021

Páginas

74-91

Capítulo

5

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de pesquisa que visa abordar a Geometria Esférica, por meio de uma perspectiva interdisciplinar, para estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Essa proposta é trabalhada por meio de um curso de extensão com professores e futuros professores de Matemática. Os participantes do curso estão sendo convidados a estudar tópicos e a repensar atividades de Geometria Esférica por meio de metodologias alternativas de ensino, com base nos cenários para investigação propostos por Ole Skovsmose, agregando ainda o uso de tecnologias como aplicativos dinâmicos e vídeos. Por fim, este artigo discute um recorte dos dados de um dos encontros que ocorreram de modo síncrono, com o intuito de debater como professores e futuros professores estão se adaptando no contexto remoto, e, em como estão buscando atrair seus estudantes para as aulas utilizando as redes sociais, mais especificamente, o Instagram. Conclui-se que, no contexto remoto, a preocupação maior tem se dado na “busca ativa” pelos alunos - termo que tem sido usado de forma recorrente no contexto escolar, com o propósito de manter os alunos vinculados à escola - e nem tanto no aprofundamento dos conceitos. A partir disso, refletiu-se sobre distintas possibilidades de articular essas duas preocupações, por meio de abordagens investigativas.

Palavras-chave

Geometria Esférica; Cenários para Investigação; Tecnologias Digitais; Formação de Professores

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.