TECNOLOGIA E ENSINO DO PORTUGUÊS NA CULTURA DIGITAL

Code: 230211937
10
0
Título

TECNOLOGIA E ENSINO DO PORTUGUÊS NA CULTURA DIGITAL

Autor(a):
  • Taciani Do Socorro Da Silva Lima

    Lima, T. S. S.

DOI
10.37885/230211937
Publicado em

01/03/2023

Páginas

1118-1125

Capítulo

81

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH X

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos analisar as TICs como uma ferramenta potencial de ensino, além de entender a tecnologia como uma aliada no processo de aprendizagem de alunos de língua materna. O referencial teórico-metodológico está pautado, sobretudo, nos postulados de Dussel (2010), que aponta para as mudanças nas relações de ensino-aprendizagem mediadas pela tecnologia em contextos digitais, e toma por base a técnica da entrevista semiestruturada, que busca proporcionar perguntas a partir de um eixo temático específico (CERETTO & GIACOBBE, 2013). A análise dos resultados evidenciou que, professores entrevistados sabem como ensinar neste contexto, porém a falta de infraestrutura escolar e capacitação docente é (muitas vezes) o maior obstáculo.

Palavras-chave

Professor, Ensino-Aprendizagem, Língua Portuguesa, TICs, Cultura Digital.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.