TECNOLOGIA E CONTOS DE FADAS... PRÍNCIPE OU LOBO MAU?

Code: 201202669
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Título

TECNOLOGIA E CONTOS DE FADAS... PRÍNCIPE OU LOBO MAU?

Autor(a):
  • Ângela Barcellos Café

    Café, Ângela Barcellos

DOI
10.37885/201202669
Publicado em

02/05/2021

Páginas

287-299

Capítulo

21

Resumo

O presente artigo reflete sobre a influência do aparato tecnológico nas sociedades atuais, mais especificamente na educação e na arte de contar histórias, com suas conseqüências ambíguas de aprisionar e/ou libertar, tanto o ouvinte quanto o próprio contador. Diante das possibilidades dessas consequências o profissional que escolhe fazer uso da tecnologia deve estar atento às suas ações, com base em seus objetivos. Fundamentado na teoria do sociólogo e filósofo Herbert Marcuse (da escola de Frankfurt) e outros teóricos, procura-se contextualizar a ferramenta computacional em seu aparecimento, revelando como as pessoas são reféns de uma racionalidade que elas mesmas construíram. Aponta necessidades de estudos e aprofundamentos para que a atividade de contar histórias possa ser inserida no computador, levando em conta o interesse e a facilidade das crianças ao manipularem o suporte digital. Ao mesmo tempo assinala a importância da consciência no uso da ferramenta computacional (de quem aplica e de quem usa independentemente), para que a mesma não sirva a interesses individualistas, atendendo aos dominantes, que mais tendem a aprisionar do que libertar os seres humanos. Não se trata de negar o uso da tecnologia, mas de direcionar suas ações para atitudes que considerem: contextos, espaços, estéticas, objetivos, enfim que analisem as possíveis consequências tanto para o indivíduo, quanto para a sociedade na qual este está inserido.

Palavras-chave

Tecnologia, Contadores de histórias, Educação, Arte.

Autor(a) Correspondente
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