TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO CULTURAL DA EDUCAÇÃO

Code: 230914576
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Título

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA CONSTRUÇÃO CULTURAL DA EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    FINELLI, L. A. C

  • Admilson Eustáquio Prates

    PRATES, A. E.

  • Eliezer De Souza Guimarães

    GUIMARÃES, E. S.

DOI
10.37885/230914576
Publicado em

30/10/2023

Páginas

109-127

Capítulo

8

Resumo

O presente relato de experiência discorre sobre os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados ao desenvolvimento social, cultural e da educação. Parte do objetivo de discorrer sobre o uso de novas tecnologias como alternativa para melhorar as condições cognitivas e sociais dos indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Para a produção tomou-se as experiências de docência, assim como das observações das mudanças que se processam na sociedade, e, consequentemente, na escola, de modo a realizar uma releitura do mundo, de modo a compreender, pelo menos em parte, como o uso das novas TICs promovem melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente valeu-se da revisão de literatura, que foi examinada a partir da análise de conteúdo. Com o desenvolvimento das análises emergiram três categorias, a saber: Mudanças na tecnologia de comunicação e implicações gerais; TICs e educação; e, Desafios para a educação diante das TICs. Tais demonstram que os avanços, bastante céleres, promovidos pelas TICs impactam sobremaneira na forma de organização da sociedade. Consequentemente, modificam também as formas de ensinar e educar, assim como as formas de se relacionar com as informações e aprender. A reflexão conclui que apesar do inexorável desenvolvimento das TICs, sua aplicação, em especial na educação, foco da reflexão, demanda grande adaptação de docentes, alunos e contexto escolar.

Palavras-chave

Cultura, Educação, Ensino, Governança, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Autor(a) Correspondente
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