TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Code: 221010484
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Título

TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Autores(as):
  • Valdirene De Miranda

  • Marina Antunes Dos Santos

  • Ricael Spirandeli Rocha

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221010484
    Publicado em

    30/11/2022

    Páginas

    62-75

    Capítulo

    5

    Resumo

    Este estudo objetivou em analisar a utilização de tecnologia assistiva no processo de inclusão de um aluno com paralisia cerebral na educação infantil, em uma escola municipal da cidade de Japaraíba – Minas Gerais, como possibilidade viável de inclusão escolar, apresentando-se como tema relevante para o aprofundamento acadêmico e social. O percurso metodológico ocorreu a partir da pesquisa social de natureza qualitativa, compreendendo as possibilidades de obter novos conhecimentos e reflexões sobre um assunto e/ou temática, utilizando-se da observação pedagógica in loco. Dessa forma, pode-se destacar a urgência de romper com quaisquer barreiras que não vislumbre um acesso digno ao ambiente escolar a todas as crianças, respeitando-lhes suas singularidades, destacando o incentivo à formação inicial e continuada que possa motivar e capacitar os profissionais da educação a trabalhar com a educação especial e inclusiva, conhecendo novas metodologias e tecnologias assistivas.

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    Palavras-chave

    Educação infantil, Inclusão, Tecnologia assistiva, Paralisia cerebral, Aprendizagem.

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