TECITURAS ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Juverlande Nogueira Pinto
Pinto, Juverlande Nogueira
Maria Cecília Correa de Souza
Souza, Maria Cecília Correa de
Flavia de Andrade Correa
Correa, Flavia de Andrade
Sérgio Candido de Gouveia Neto
Gouveia Neto, Sérgio Candido de
02/06/2021
464-480
30
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 3
O artigo versa sobre alguns momentos históricos da Educação Matemática no Brasil e a trajetória do pedagogo como professor(a) que ensina todos os componentes curriculares nos anos iniciais, inclusive a matemática. O objetivo é compreender o papel do pedagogo na educação matemática. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica qualitativa. O artigo se apoia nas ideias de Miorim (1998), Dias (2002), Miguel et al (2004), Corte e Wiebusch (2014), Curi (2005), Guimarães (2004), Tardif (2010), entre outros. Abordaremos a trajetória histórica desse profissional, desde o período regencial até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB, na qual identifica-se a influência dos países estrangeiros na educação brasileira, na luta pelo reconhecimento profissional. Assim, o pedagogo passou a ser reconhecido como polivalente, devido a atribuição da sua formação, de ensinar todos os componentes curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na trajetória da matemática e Educação Matemática, percebe-se alguns isolamentos ou distanciamentos epistemológicos na formação e atuação docente do pedagogo e do licenciado em matemática, que provoca certa ausência de diálogos entre os conhecimentos destes profissionais, estando cada qual em suas gaiolas epistemológicas, conceito criado por D’Ambrósio. Ressalta-se que as formações específicas e distintas são fundamentais, porém a dialogia tanto na formação inicial, quanto na atuação são importantes para possibilitar outros olhares para o que existe dentro da própria gaiola, propiciando a construção de saberes profissionais que contribuam com um ensino que atenda às necessidades educacionais dos estudantes.
Educação Matemática, Licenciados em Matemática, Pedagogo, Anos iniciais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.