TECITURAS ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Code: 210404111
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Título

TECITURAS ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores(as):
  • Juverlande Nogueira Pinto

    Pinto, Juverlande Nogueira

  • Maria Cecília Correa de Souza

    Souza, Maria Cecília Correa de

  • Flavia de Andrade Correa

    Correa, Flavia de Andrade

  • Sérgio Candido de Gouveia Neto

    Gouveia Neto, Sérgio Candido de

DOI
10.37885/210404111
Publicado em

02/06/2021

Páginas

464-480

Capítulo

30

Resumo

O artigo versa sobre alguns momentos históricos da Educação Matemática no Brasil e a trajetória do pedagogo como professor(a) que ensina todos os componentes curriculares nos anos iniciais, inclusive a matemática. O objetivo é compreender o papel do pedagogo na educação matemática. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica qualitativa. O artigo se apoia nas ideias de Miorim (1998), Dias (2002), Miguel et al (2004), Corte e Wiebusch (2014), Curi (2005), Guimarães (2004), Tardif (2010), entre outros. Abordaremos a trajetória histórica desse profissional, desde o período regencial até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB, na qual identifica-se a influência dos países estrangeiros na educação brasileira, na luta pelo reconhecimento profissional. Assim, o pedagogo passou a ser reconhecido como polivalente, devido a atribuição da sua formação, de ensinar todos os componentes curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na trajetória da matemática e Educação Matemática, percebe-se alguns isolamentos ou distanciamentos epistemológicos na formação e atuação docente do pedagogo e do licenciado em matemática, que provoca certa ausência de diálogos entre os conhecimentos destes profissionais, estando cada qual em suas gaiolas epistemológicas, conceito criado por D’Ambrósio. Ressalta-se que as formações específicas e distintas são fundamentais, porém a dialogia tanto na formação inicial, quanto na atuação são importantes para possibilitar outros olhares para o que existe dentro da própria gaiola, propiciando a construção de saberes profissionais que contribuam com um ensino que atenda às necessidades educacionais dos estudantes.

Palavras-chave

Educação Matemática, Licenciados em Matemática, Pedagogo, Anos iniciais.

Autor(a) Correspondente
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