TECITURAS ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Code: 210404111
Downloads
16
Views
111
Compartilhe
Título

TECITURAS ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores(as):
  • Juverlande Nogueira Pinto

  • Maria Cecília Correa de Souza

  • Flavia de Andrade Correa

  • Sérgio Candido de Gouveia Neto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404111
    Publicado em

    02/06/2021

    Páginas

    464-480

    Capítulo

    30

    Resumo

    O artigo versa sobre alguns momentos históricos da Educação Matemática no Brasil e a trajetória do pedagogo como professor(a) que ensina todos os componentes curriculares nos anos iniciais, inclusive a matemática. O objetivo é compreender o papel do pedagogo na educação matemática. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica qualitativa. O artigo se apoia nas ideias de Miorim (1998), Dias (2002), Miguel et al (2004), Corte e Wiebusch (2014), Curi (2005), Guimarães (2004), Tardif (2010), entre outros. Abordaremos a trajetória histórica desse profissional, desde o período regencial até a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB, na qual identifica-se a influência dos países estrangeiros na educação brasileira, na luta pelo reconhecimento profissional. Assim, o pedagogo passou a ser reconhecido como polivalente, devido a atribuição da sua formação, de ensinar todos os componentes curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na trajetória da matemática e Educação Matemática, percebe-se alguns isolamentos ou distanciamentos epistemológicos na formação e atuação docente do pedagogo e do licenciado em matemática, que provoca certa ausência de diálogos entre os conhecimentos destes profissionais, estando cada qual em suas gaiolas epistemológicas, conceito criado por D’Ambrósio. Ressalta-se que as formações específicas e distintas são fundamentais, porém a dialogia tanto na formação inicial, quanto na atuação são importantes para possibilitar outros olhares para o que existe dentro da própria gaiola, propiciando a construção de saberes profissionais que contribuam com um ensino que atenda às necessidades educacionais dos estudantes.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação Matemática, Licenciados em Matemática, Pedagogo, Anos iniciais.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar