TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO, PROMOVENDO O ENSINO DA HISTOLOGIA A PARTIR DE JOGO
Ryan dos Santos Tolosa
Tolosa, Ryan dos Santos
Giovanna Letícia da Silva Freitas
Freitas, Giovanna Letícia da Silva
João Vitor Santos Nobre
Nobre, João Vitor Santos
Adriano Teixeira de Oliveira
Oliveira, Adriano Teixeira de
01/02/2022
193-203
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Os conceitos científicos abordados no ensino de Histologia, dentre eles o tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD) caracterizado por apresentar uma grande diversidade de células separadas por abundante material intercelular, substância fundamental e fibras, constitui um desafio no processo de ensino. Diante dessa realidade, surgiu a ideia de confeccionar um jogo para alunos do ensino médio, e que despertasse o interesse e facilitasse a absorção dos conteúdos. Considerando a realidade de algumas escolas, que carecem de laboratórios ou insumos para a manutenção, os jogos surgem como uma ferramenta na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi elaborado o jogo TCPD Game, que entra com a proposta de mediação dos conhecimentos prévios à incorporação dos novos saberes, atribuindo sentido a ambos. O TCPD Game foi elaborado no decorrer da disciplina de Histologia Básica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC). As cartas foram originadas no Microsoft PowerPoint, cada carta apresenta uma imagem de uma lâmina histológica, nome do tecido e a descrição de suas características. As normas do jogo são dispostas no início do jogo com os discentes da disciplina de histologia. A avaliação do processo se deu por meio do acompanhamento do jogo e questionário, o que permitiu um registro favorável do aprendizado adquirido.
Histologia, TCPD Game, Jogo, Aprendizagem.
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