TEATRO NA ESCOLA: PERCURSOS DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

Code: 210605122
3
5
Título

TEATRO NA ESCOLA: PERCURSOS DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA

Autor(a):
  • Fernando Freitas dos Santos

    Santos, Fernando Freitas dos

DOI
10.37885/210605122
Publicado em

30/07/2021

Páginas

422-434

Capítulo

31

Resumo

O presente estudo discorre sobre uma prática teatral realizada no primeiro semestre de 2015 com estudantes de faixas etárias que variam dos sete aos doze anos em uma escola de Florianópolis, Santa Catarina. Destaca-se que esta análise integra minha pesquisa de mestrado que visa traçar aproximações entre alguns dispositivos pedagógicos de Peter Brook e o trabalho com a linguagem teatral em contextos educacionais. No entanto, para este ensaio científico, focarei apenas na análise e descrição do processo de criação de dois experimentos cênicos intitulados “Trilha Assombrada” e “Caminhos do meu lugar”. Para análise teórico-critica dos encaminhamentos artístico-pedagógicos serão utilizados o material bibliográfico de Peter Brook (2011), Carmela Soares (2010), Flavio Desgranges (2011), Viola Spolin (2010) e Paulo Freire (2011).

Palavras-chave

Ensino de teatro, Processo de criação, Experimentos cênicos.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.