TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Leandro Henrique Pereira
Pereira, L. H.
Luan Henrique Soares
Soares, L. H.
Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna
Vianna, C. F. J. V.
29/12/2022
141-159
10
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA - VOLUME 2
As Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) estão cada vez mais presentes nas salas de aula. Com a proposta de melhorar o ensino e a aprendizagem dos estudantes, surgem diversas metodologias que promovem o uso das ferramentas tecnológicas para otimizar esse processo. Com base nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar e propor uma Tabela Periódica interativa para o ensino de Química de nível básico. A Tabela foi desenvolvida em planilha eletrônica Excel, com a utilização de banco de dados de todos os elementos químicos encontrados na Tabela Periódica atual, a partir das informações sobre um total de 118 elementos químicos, por pesquisa bibliográfica específica da área de Química no ensino básico. A Tabela Periódica desenvolvida e proposta apresenta um tutorial de utilização, interface com cores e interatividade para consulta de informações sobre cada um dos 118 elementos químicos e um módulo auxiliar para estudos de famílias periódicas, o que pode contribuir para o ensino e a aprendizagem em Química. Sendo assim, sugere-se o presente material didático e tecnológico, para usufruto dos professores e estudantes, na promoção da inserção das TICs como subsídio para o desenvolvimento do ensino de Química por parte dos professores, para a facilitação da interação entre os estudantes e as tecnologias da informação na sua aprendizagem.
TICs, Tabela Periódica, Ensino de Química.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.