SUBSTÂNCIAS FITOESTIMULANTES PRODUZIDAS POR CEPAS DE STREPTOMYCES SPP. ISOLADOS DA RIZOSFERA DE ANIBA PARVIFLORA SYN A. FRAGANS (MACACAPORANGA)

Code: 230111836
12
0
Título

SUBSTÂNCIAS FITOESTIMULANTES PRODUZIDAS POR CEPAS DE STREPTOMYCES SPP. ISOLADOS DA RIZOSFERA DE ANIBA PARVIFLORA SYN A. FRAGANS (MACACAPORANGA)

Autores(as):
  • Fernanda Alves Ferreira

    Ferreira, Fernanda Alves

  • Élcio Meira Da Fonseca Júnior

    Fonseca Júnior, Élcio Meira da

  • José Jeosafá De Sousa Júnior

    Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

  • Sara Freitas De Sousa Ramos

    Ramos, Sara Freitas de Sousa

  • Raphael Carlos Ferrer De Santana

    Santana, Raphael Carlos Ferrer de

  • Silvia Katrine Rabelo Da Silva

    Silva, Silvia Katrine Rabelo da

DOI
10.37885/230111836
Publicado em

17/02/2023

Páginas

91-102

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de substâncias fitoestimulantes por cepas de actinobactérias in vitro, isoladas da rizosfera na Amazônia. Método: Foram analisadas 10 cepas de actinobactérias (Streptomyces spp.), pertencentes ao acervo da Bacterioteca do Laboratório de Microbiologia da UFOPA, obtidos de solo rizosférico de Aniba parviflora Syn. A. fragans (Macacaporanga), em área de transição entre floresta ombrófila densa e Savana no município de Santarém-PA. Para a confirmação do gênero Streptomyces spp. foram avaliados morfológicos e moleculares pelo gene 16S rRNA, sendo assim nomeadas MPO1, MPO2, MPO3, MPO4, MPO5, MPO6, MPO7, MPO8, MP10, MPO11. Os morfotipos foram avaliadas quanto a capacidade de produção dos fitoestimulantes ácido indolacético, sideróforos, amônia, produção de fosfatases e solubilização de fosfato. Para tanto, foram realizados ensaios biológicos qualitativos, todos em triplicata. Resultados: Este estudo apresenta pela primeira vez a capacidade de actinobactérias do gênero Streptomyces spp. nativas da rizosfera de Aniba parviflora na Amazônia em produzir substâncias fitoestimulantes. Os isolados com melhor desempenho foram Streptomyces spp. MPO11 para produção sideróforos e AIA; Streptomyces spp. MPO1, Streptomyces spp. MPO2, Streptomyces spp. MPO11 na solubilização de fosfato, e Streptomyces spp. MPO6, Streptomyces sp. MPO7 na produção de amônia (NH3); e Streptomyces spp. MPO1 e Streptomyces spp. MPO10 na produção de fosfatases. Conclusão: As cepas de actinobactérias produzem substâncias fitoestimulantes, com destaque para Streptomyces spp. MPO 11, produtora de sideróforos, ácido indol-3-acético e solubilização de fosfato, apontando potencial uso na indução do crescimento vegetal.

Palavras-chave

Ácido indolacético, Sideróforos, Fosfatase, Actinomiceto, Amazônia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.