SUBSÍDIOS PARA INCLUSÃO DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANAS E AFRODIASPÓRICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 220107132
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Título

SUBSÍDIOS PARA INCLUSÃO DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANAS E AFRODIASPÓRICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor(a):
  • Thiago Leandro da Silva Dias

    Dias, Thiago Leandro da Silva

DOI
10.37885/220107132
Publicado em

16/02/2022

Páginas

1752-1769

Capítulo

144

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

Objetivo: Pretendo com este trabalho amadurecer um caminho teórico-metodológico trilhado através da pesquisa-aplicação com a finalidade de descolonizar o Ensino de Ciências a partir de uma releitura da História da Ciência e da História intelectual da África, sob o olhar e pensar Diopiano na sua defesa e promoção de uma epistemologia negro-africana da ciência. Método: A contribuição da presente pesquisa corresponde a etapa metodológica que se traduz no desenvolvimento de um protótipo de produto educacional. Resultados: Assim, como resultado, além da contribuição teórica, apresento um produto educacional no formato de Questões Socieocientífica, contextualizada local e territorialmente, para compreensão e valorização da África como território de origem dos primeiros seres humanos e das primeiras produções científicas e tecnológicas, a partir de um caso sobre saberes fitoterápicos, saúde e racismo. Conclusão: O conjunto de sugestões didáticas visa também convidar e entusiasmar outros(as) professores(as) e formadoras(os) de professoras(es) para o engajamento na descolonização curricular, e no reconhecimento de outros tantos homens e mulheres da África e da Diáspora que contribuíram significativamente para o desenvolvimento científico da humanidade.

Palavras-chave

Relações étnico-raciais, Questão sociocientífica, Ensino de Ciências.

Autor(a) Correspondente
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