SONDA ENTERAL: TIPOS, FINALIDADES E PRÁTICAS SEGURAS NA PREVENÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS
SONDA ENTERAL: TIPOS, FINALIDADES E PRÁTICAS SEGURAS NA PREVENÇÃO DE EVENTOS ADVERSOS
Fernanda Raphael Escobar Gimenes
Seluane Gonçalves Silva
Rosana Aparecida Pereira
Mayara Carvalho Godinho Rigobello
Laís Facioli Rosa Moreno Da Costa
Joana Márcia Martins Duarte
Aline Eloá Barbosa
29/12/2022
185-199
15
Os objetivos deste capítulo são conceituar sonda enteral e apresentar os tipos, as finalidades e as práticas seguras para a prevenção de eventos adversos em indivíduos adultos. Trata-se de uma revisão narrativa com enfoque teórico pautado em publicações nacionais e internacionais, aliado à experiência das pesquisadoras em segurança do paciente adulto em uso de sonda enteral. São apresentados os tipos de sondas, suas finalidades e riscos associados. Também são apresentadas duas vertentes para reduzir o risco de eventos adversos associados ao mau posicionamento desses tubos. Conclui-se que as sondas enterais são comuns na prática clínica e podem estar associadas a eventos adversos graves e fatais. Outrossim, sonda posicionada em local correto pode ser considerada um indicador de qualidade da assistência.
Ler mais...Intubação gastrointestinal, Nutrição enteral, Segurança do paciente, Sondas de alimentação, Eventos adversos.
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA - VOLUME 3
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.