SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA -TAS

Code: 210404139
45
17
Título

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA -TAS

Autores(as):
  • Telma Assad Mello

    Mello, Telma Assad

  • Lisandra Garcia Rodrigues Rodolfo

    Rodolfo, Lisandra Garcia Rodrigues

DOI
10.37885/210404139
Publicado em

02/06/2021

Páginas

449-463

Capítulo

29

Resumo

O presente estudo é um desdobramento do trabalho apresentado no IX EIAS- Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa e teve como principal objetivo investigar algumas das variáveis que interferem no desempenho do aluno durante na solução de problemas aritméticos de divisão: o conhecimento prévio, o material significativo, a linguagem e a predisposição dos participantes para aprender. A pesquisa, caracterizada como qualitativa, teve aporte teórico nas contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, e foi realizada em uma Assessoria Educacional de Campinas, durante as sessões de intervenção pedagógica, envolvendo oito estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos pais, os participantes foram submetidos a quatro sessões de intervenção pedagógica, sendo propostos, em cada uma, dois problemas de divisão. A metodologia envolveu a interatividade entre pesquisador e os participantes, aplicação do instrumento tipo lápis e papel, elaboração de registros e notações e a utilização da técnica “pensar em voz alta”, permitindo a obtenção de dados mais qualitativos a respeito do pensar matemático dos participantes. A articulação entre o conhecimento prévio e as estratégias de solução adotadas mediaram a análise qualitativa dos dados. Corroborando com as ideias da TAS, este estudo verificou que a estrutura cognitiva, envolvendo subçunçores e discriminabilidade, desempenha um papel importante na solução de problemas, acentuando-se as relações existentes entre as variáveis investigadas e o desempenho nas tarefas matemáticas.

Palavras-chave

Solução de problemas, Aprendizagem significativa, Estrutura cognitiva, Estratégias de pensamento.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.