SOFTWARE FRACIONANDO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Antônio Carlos Marangoni
Marangoni, Antônio Carlos
Taís Arthur Corrêa
Correa, Tais A.
Fábio Rodrigues Silva
Silva, Fábio Rodrigues
Rafael Junqueira Marangoni
Marangoni, Rafael Junqueira
Melville Carvalho Alves
Alves, Melville Carvalho
01/04/2022
104-122
8
Este trabalho tem como princípio a conscientização do professor de ensino fundamental II para a utilização de aplicativos educacionais durante as aulas de matemática. Foi aplicado o software Fracionando® no 6º. ano do ensino Fundamental II de uma escola pública de Franca-SP. Os alunos do período da manhã foram convidados para participar do projeto no período da tarde. Inicialmente foi aplicada uma avaliação diagnóstica para análise de conhecimentos, após ministrou-se aulas no computador onde foram explicados os comandos que seriam usados. Em cada aula, no decorrer do assunto abordado, foram demonstradas as ferramentas que o software possui como: animações, jogos e os sons, para que eles interagissem com o mesmo. Quando o aluno tinha dificuldade com as atividades, o professor instruía-o sobre o conceito e o orientava a usar o glossário do software. Após o término das atividades foram aplicadas duas avaliações, uma tradicional e outra com o auxílio do computador, sempre obedecendo a quantidade e conteúdo aplicados na sala de aula. Foi gratificante acompanhar o entusiasmo dos alunos e constatar que se utilizarmos aplicativos educacionais aliados as aulas, estaremos motivando os alunos para alcançar um futuro melhor, bem como concorrendo para que haja um salto qualitativo na metodologia de ensino de matemática.
Aplicativos Educacionais, Matemática, Metodologia Ensino.
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