SOCIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: PENSAMENTO CIENTIFICO E A DIDÁTICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS

Code: 221211220
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Título

SOCIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR: PENSAMENTO CIENTIFICO E A DIDÁTICA NAS CIÊNCIAS HUMANAS

Autor(a):
  • Ivan Penteado Dourado

    Dourado, Ivan Penteado

DOI
10.37885/221211220
Publicado em

29/12/2022

Páginas

644-655

Capítulo

52

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

O presente artigo discute alguns desafios postos no primeiro contato de alunos de Ensino Superior com o pensamento científico nas disciplinas de Sociologia. Inicialmente pretende-se identificar as dificuldades de ordem didática, para posteriormente oferecer alternativas que superem a estratégias de ensino dominantes na formação acadêmica tradicional. O objetivo da discussão é compartilhar com professores universitários um caminho didático calcado na seleção e decisão consciente, no que diz respeito aos objetivos envolvidos no ensino de conhecimentos científicos no campo das Ciências Humanas, seguindo as definições de Bourdieu, Chamboredon e Passeron (2004). Resgatamos aqui Wright Mills (1975) para dialogar sobre estratégias didáticas no ensino das teorias sociológicas, dentro de sua concepção de imaginação sociológica, juntamente com a metáfora discutida por Paul Ricoeur (2000) como uma estratégia discursiva e didática capaz de construir em sala de aula, uma apropriação consciente de parte dos objetivos do pensamento científico, apontando para um aprendizado introdutório da Sociologia, superando uma visão de senso comum (Vygotsky, 1991; ARENDT, 2007). Dentro de uma concepção de transposição didática (GUIMARÃES, 2015), vamos aprofundar um tipo de inventividade específica sobre o “olhar sociológico” e interpretativo da realidade social, oferecendo um balanço das possibilidades que esta estratégia didática apresenta para educação complexa, crítica e geradora de autonomia.

Palavras-chave

Ensino superior, Sociologia, Estratégia didática, Metáfora, Pensamento científico.

Autor(a) Correspondente
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