SOBRE O COTIDIANO E A IDENTIDADE OCUPACIONAL DE RESIDENTES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Nicole Stefany de Oliveira Salgado Farias
Farias, Nicole Stefany de Oliveira Salgado
Gabriela Ribeiro Barros de Farias
Farias, Gabriela Ribeiro Barros de
31/08/2021
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EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
Trata-se de uma reflexão teórica fundamentada nos conceitos de cotidiano de Agnes Heller sob o escopo da terapia ocupacional e identidade ocupacional de Gary Kielhofner, autor e estudioso do Modelo de Ocupação Humana, onde se propõe relacionar tais análises com a experiência de ser residente no contexto da pandemia Covid-19. Tais concepções demarcaram esse estudo, ou seja, constituíram a perspectiva e os pressupostos para o enfoque diante do exposto, funcionando como apoio e meio para construção desta reflexão. Utilizou-se como método a análise crítica, que abrange problematização do tema, leitura e interpretação de bibliografia relacionada e construção própria e conceitualmente fundamentada do assunto. Foi possível compreender o sujeito a partir de uma perspectiva ocupacional e abordá-lo como tal, por ser uma das peculiaridades da abordagem da terapia ocupacional, visto que o indivíduo ao se encontrar em situação ou condição diferenciada, pode sofrer privações ou rupturas no desempenho de ocupações e, consequentemente, em seu cotidiano, os quais este exerça. Diante da discussão evidenciada nesse estudo, compreende-se a importância de se desenvolverem cada vez mais pesquisas que busquem ressaltar a importância da identidade ocupacional e o cotidiano como aspectos significativos e necessários para a vida dos residentes e também profissionais de saúde.
Residência; Formação Profissional em Saúde; Desempenho ocupacional; Covid-19; Terapia Ocupacional.
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