SITUAÇÕES GERADORAS DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Code: 210705524
16
15
Título

SITUAÇÕES GERADORAS DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Ricardo Loreno Souza da Silva

    Silva, Ricardo Loreno Souza da

  • Silvana Lima Vieira

    Vieira, Silvana Lima

  • Tássia Nery Faustino

    Faustino, Tássia Nery

  • Simone Cardoso Passos

    Passos, Simone Cardoso

DOI
10.37885/210705524
Publicado em

31/08/2021

Páginas

90-113

Capítulo

5

Resumo

INTRODUÇÃO: O estresse causado pela rotina universitária influencia no desempenho acadêmico e repercute nas relações interpessoais com colegas, professores e familiares. OBJETIVO GERAL: conhecer as situações geradoras de estresse em acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. MÉTODO: estudo descritivo e exploratório, do tipo qualitativo. Os participantes foram estudantes do curso de enfermagem do 2º ao 10º semestre, responderam a um questionário semiestruturado através da plataforma Google Forms™ aplicado no período de novembro a dezembro de 2019, ao todo 38 participantes estavam aptos a responder o questionário. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia. RESULTADOS: A amostra teve perfil predominantemente feminino, sem atividade remunerada e que não possui moradia própria, residindo com os pais com faixa etária mais incidente entre 19 e 26 anos. Todos os participantes relataram situações geradoras de estresse que variam desde de fatores internos como a cobrança pelo bom desempenho, convivência com professores e colegas até fatores extra universidade, como o distanciamento dos familiares e a falta de tempo para ter um emprego. A maioria apresentou sintomas, em sua maioria psicológicos como ansiedade, choro, depressão, mas também surgiram sintomas físicos como dores de cabeça, enxaqueca e emagrecimento. CONCLUSÃO: as situações geradoras estão presentes de forma abrangente em grande parte do corpo discente, com repercussões no desempenho acadêmico e na socialização dos próprios estudantes. Faz-se necessário estratégias de gestão não apenas da qualidade do ensino, mas da qualidade do bem-estar dos estudantes.

Palavras-chave

Estresse acadêmico, Estudantes universitário,. Educação universitária, Saúde mental.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.