SITUAÇÕES GERADORAS DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
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SITUAÇÕES GERADORAS DE ESTRESSE EM ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Ricardo Loreno Souza da Silva
Silvana Lima Vieira
Tássia Nery Faustino
Simone Cardoso Passos
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31/08/2021
90-113
5
INTRODUÇÃO: O estresse causado pela rotina universitária influencia no desempenho acadêmico e repercute nas relações interpessoais com colegas, professores e familiares. OBJETIVO GERAL: conhecer as situações geradoras de estresse em acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. MÉTODO: estudo descritivo e exploratório, do tipo qualitativo. Os participantes foram estudantes do curso de enfermagem do 2º ao 10º semestre, responderam a um questionário semiestruturado através da plataforma Google Forms™ aplicado no período de novembro a dezembro de 2019, ao todo 38 participantes estavam aptos a responder o questionário. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia. RESULTADOS: A amostra teve perfil predominantemente feminino, sem atividade remunerada e que não possui moradia própria, residindo com os pais com faixa etária mais incidente entre 19 e 26 anos. Todos os participantes relataram situações geradoras de estresse que variam desde de fatores internos como a cobrança pelo bom desempenho, convivência com professores e colegas até fatores extra universidade, como o distanciamento dos familiares e a falta de tempo para ter um emprego. A maioria apresentou sintomas, em sua maioria psicológicos como ansiedade, choro, depressão, mas também surgiram sintomas físicos como dores de cabeça, enxaqueca e emagrecimento. CONCLUSÃO: as situações geradoras estão presentes de forma abrangente em grande parte do corpo discente, com repercussões no desempenho acadêmico e na socialização dos próprios estudantes. Faz-se necessário estratégias de gestão não apenas da qualidade do ensino, mas da qualidade do bem-estar dos estudantes.
Ler mais...Estresse acadêmico, Estudantes universitário,. Educação universitária, Saúde mental.
EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
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