SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 201202517
31
5
Título

SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, A PARTIR DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores(as):
  • Maria do Carmo de Sousa

    Sousa, Maria do Carmo de

  • Gabriela Guerreiro Guimarães

    Guimarães, Gabriela Guerreiro

  • Patrícia Pereira

    Pereira, Patrícia

DOI
10.37885/201202517
Publicado em

04/02/2021

Páginas

46-58

Capítulo

3

Resumo

O presente texto é decorrente de um estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos da teoria histórico-cultural. Envolveu o desenvolvimento de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA), na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino (AOE), a partir de jogos e brincadeiras matemáticas com crianças de 4 a 6 anos. Considera-se que as SDA no formato de jogo e brincadeira podem ser um importante recurso pedagógico, dado sua motivação inerente e também ser um aliado à formação de conhecimentos, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento e construção dos nexos conceituais do número natural (correspondência um-a-um e senso numérico). A AOE estrutura-se por: intencionalidade do professor; explicitação de uma SDA; momentos de interação entre as crianças, o professor e o objeto do conhecimento; momentos coletivos de análise e síntese das soluções encontradas aos problemas propostos. Os jogos e as brincadeiras desenvolvidos foram: Bambolês quantitativos das cores; Derruba Latas; Batalha de Números e O baralho do senso numérico. No decorrer desse período, constatou-se avanços significativos no reconhecimento numérico, na contagem e nos registros elaborados pelas crianças.

Palavras-chave

Atividade Orientadora de Ensino. Situação desencadeadora de aprendizagem. Jogos e brincadeiras.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.