SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA DOS ANIMAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM USO DE REALIDADE VIRTUAL
Suzana de Lourdes Sousa Freitas
FREITAS, Suzana
Micheline Barbosa da Motta
MOTTA, Micheline
31/05/2023
103-122
7
ENSINO EM CIÊNCIAS: SABERES, REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Neste estudo, estudantes de uma escola pública realizaram uma visita virtual ao National Museum of Natural History online durante uma atividade nas aulas de Biologia. Esse ambiente de realidade virtual, em projeção de imagens em 360º, promoveu a interação com espécimes animais e estimulou a reflexão acerca da diversidade e evolução dos animais, integrando os conhecimentos de sistemática filogenética. Esta experiência evidenciou que: (1) o uso de realidade virtual, enquanto ferramenta auxiliar, no ensino de Biologia, gerou entusiasmo, atenção e comprometimento dos estudantes com o seu processo de aprendizagem e; (2) as características morfológicas dos animais foram facilmente observadas, analisadas e lembradas pelos estudantes, enquanto as características fisiológicas e filogenéticas apresentaram maior dificuldade de compreensão.
Ensino de Biologia, Evolução biológica, Zoologia, Tecnologias na educação, Museu de Ciências.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.