SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS: UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 230513207
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Título

SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS: UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Vera Lucia Gonçalves Pires

    Pires, Vera Lucia Gonçalves

  • Domício Magalhães Maciel Maciel

    Maciel, Domício Magalhães

DOI
10.37885/230513207
Publicado em

31/08/2023

Páginas

87-104

Capítulo

5

Resumo

Objetivo: Analisar a evolução da proficiência alcançada pelos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática nas edições de 2017 a 2019, com as políticas executadas pela rede pública municipal de São Luís. Métodos: Fundamentou-se na Análise Textual Discursiva, uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos, e realizou-se a análise dos dados das avaliações do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís e do documento “Educar Mais: juntos no direito de aprender”, que representa a política macro da rede. Resultados: Observou-se que várias ações de formação foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís, acarretando uma melhora educacional na rede nos anos iniciais. Houve um crescimento progressivo no indicador de desempenho estudantil na edição de 2017 para 2019 do Sistema Municipal de Avaliação Educacional, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano, porém a aprendizagem satisfatória na idade certa ainda é um desafio. Conclusão: Os dados de avaliações de desempenho estudantil, como o Sistema Municipal de Avaliação Educacional, fornecem informações necessárias que podem e devem subsidiar a tomada de decisão referente à implementação de políticas públicas educacionais capazes de promover a melhoria do desempenho dos estudantes.

Palavras-chave

Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís, desempenho estudantil, políticas públicas em educação.

Autor(a) Correspondente
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