SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS

Code: 210705489
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Título

SISTEMA GALPERIN-TALÍZINA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS

Autor(a):
  • Roberto Valdés Puentes

    Puentes, Roberto Valdés

DOI
10.37885/210705489
Publicado em

13/08/2021

Páginas

111-141

Capítulo

5

Resumo

Situa-se no marco das pesquisas realizadas pelo grupo da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, sob a liderança de Isauro Beltrán Núñez, as quais toma como referência para o estudo da temática no Brasil. O texto procura, justamente, ajudar a esclarecer aspectos teóricos específicos desse sistema didático, ao mesmo tempo, sistematizar o processo de concepção, elaboração e aperfeiçoamento da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos de Galperin, levado a cabo entre as décadas de 1940 e 1970, a partir da análise de textos ainda pouco conhecidos no Brasil, publicados em russo, inglês e espanhol. A metodologia adotada para a análise da teoria leva em consideração, em primeiro lugar, o conjunto da obra de Galperin, bem como o desenvolvimento da psicologia histórico-cultural e da didática no interior da qual a mesma foi produzida; em segundo, alguns dos desdobramentos que essa teoria sofreu ao longo dos anos como resultado das contribuições realizadas por colaboradores e seguidores, sobretudo, por Nina F. Talízina. O capítulo se estrutura em duas partes: 1) gênese e desenvolvimento da teoria da formação por etapas das ações mentais e dos conceitos; 2) a formação das ações mentais e dos conceitos científicos: etapas, condições e tipo de orientação.

Palavras-chave

P. Ya. Galperin; Ações mentais; Conceitos; Tipos de orientação.

Autor(a) Correspondente
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