SISTEMA GALPERIN-TALIZINA: PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

Code: 210705492
21
13
Título

SISTEMA GALPERIN-TALIZINA: PRINCÍPIOS E ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

Autores(as):
  • Fabiana Fiorezi de Marco

    Marco, Fabiana Fiorezi de

  • Wellington Lima Cedro

    Cedro, Wellington Lima

  • Anemari Luersen Roesler Vieira Lopes

    Lopes, Anemari Luersen Roesler Vieira

DOI
10.37885/210705492
Publicado em

13/08/2021

Páginas

201-225

Capítulo

8

Resumo

Analisa a formação de professores pensada no contexto do sistema didático Galperin-Talízina. Os autores, em continuidade ao estudo sobre a temática na perspectiva dos sistemas didáticos desenvolvimentais, trazem, neste capítulo, dados de pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de apresentar princípios e orientações que o Sistema Galperin-Talizina, cujos pressupostos originaram princípios didáticos, indica como importantes para serem considerados pelo professor no momento da organização do ensino. As análises revelam que, para estimular o processo de assimilação por parte dos estudantes, a atividade conjunta entre professor e aluno ocupa lugar importante na formação da motivação para o estudo e para assimilar novos conteúdos por meio de princípios didáticos elaborados no referido sistema, que se materializam na organização das tarefas de ensino.

Palavras-chave

Galperin; Talizina; Orientações; Professores; Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.