SISTEMA DE COLETA SELETIVA AUTOMATIZADA E INTERATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Augusto Medeiros Silva Filho
Silva Filho, José Augusto Medeiros
José Ricardo Santos de Lima
Lima, José Ricardo Santos de
Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo
Yonara Costa Magalhães
Magalhães, Yonara Costa
Will Ribamar Mendes Almeida
Almeida, Will Ribamar Mendes
01/10/2022
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TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: METODOLOGIAS, TÉCNICAS E AMBIENTES EM PESQUISA
A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto ambiental ao contribuir na forma em que o lixo é descartado, além de ser uma forma de diminuir a produção de lixo abundante descartada erroneamente. Este trabalho tem como alvo conscientizar crianças, nos anos inicias do Ensino Fundamental, ensinando-as, de modo interativo, a importância da coleta seletiva por meio do reforço e pratica de ações sustentáveis de forma lúdica e interativa. A lixeira automatizada e interativa foi construída com componentes eletrônicos e é controlada por meio da plataforma de Arduino, com a ajuda de sensores e atuadores. Assim, quando a criança interage com a lixeira automatizada que ao aproximar-se um som é emitido e este indica o tipo de material que a lixeira recebe. Esta solução propõe-se a fazer com que crianças ainda não alfabetizadas aprendam a realizar coleta seletiva de forma interativa e lúdica, ensinando-as como o lixo deve ser separado e descartado de forma divertida e interativa com a lixeira. O protótipo final foi avaliado, preliminarmente, por 64 pessoas (alunos e professores) por meio de um questionário on-line, composto por nove perguntas fechadas, tendo sido obtidos resultados positivos quanto à proposta dessa ferramenta.
Coleta Seletiva, Consciência ambiental, Aprendizagem, Arduino.
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