SISTEMA DE COLETA SELETIVA AUTOMATIZADA E INTERATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 220809854
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Título

SISTEMA DE COLETA SELETIVA AUTOMATIZADA E INTERATIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • José Augusto Medeiros Silva Filho

    Silva Filho, José Augusto Medeiros

  • José Ricardo Santos de Lima

    Lima, José Ricardo Santos de

  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida

    Almeida, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo

  • Yonara Costa Magalhães

    Magalhães, Yonara Costa

  • Will Ribamar Mendes Almeida

    Almeida, Will Ribamar Mendes

DOI
10.37885/220809854
Publicado em

01/10/2022

Páginas

188-199

Capítulo

14

Resumo

A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto ambiental ao contribuir na forma em que o lixo é descartado, além de ser uma forma de diminuir a produção de lixo abundante descartada erroneamente. Este trabalho tem como alvo conscientizar crianças, nos anos inicias do Ensino Fundamental, ensinando-as, de modo interativo, a importância da coleta seletiva por meio do reforço e pratica de ações sustentáveis de forma lúdica e interativa. A lixeira automatizada e interativa foi construída com componentes eletrônicos e é controlada por meio da plataforma de Arduino, com a ajuda de sensores e atuadores. Assim, quando a criança interage com a lixeira automatizada que ao aproximar-se um som é emitido e este indica o tipo de material que a lixeira recebe. Esta solução propõe-se a fazer com que crianças ainda não alfabetizadas aprendam a realizar coleta seletiva de forma interativa e lúdica, ensinando-as como o lixo deve ser separado e descartado de forma divertida e interativa com a lixeira. O protótipo final foi avaliado, preliminarmente, por 64 pessoas (alunos e professores) por meio de um questionário on-line, composto por nove perguntas fechadas, tendo sido obtidos resultados positivos quanto à proposta dessa ferramenta.

Palavras-chave

Coleta Seletiva, Consciência ambiental, Aprendizagem, Arduino.

Autor(a) Correspondente
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