SISTEMA DE APOIO À PRÁTICA ASSISTIDA DE PROGRAMAÇÃO POR EXECUÇÃO EM MASSA E ANÁLISE DE PROGRAMAS

Code: 201102098
5
2
Título

SISTEMA DE APOIO À PRÁTICA ASSISTIDA DE PROGRAMAÇÃO POR EXECUÇÃO EM MASSA E ANÁLISE DE PROGRAMAS

Autores(as):
  • Márcia Gonçalves Oliveira

    Oliveira, Márcia Gonçalves

  • Matheus de Araújo Nogueira

    Nogueira, Matheus de Araújo

  • Elias Silva Oliveira

    Oliveira, Elias Silva

DOI
10.37885/201102098
Publicado em

18/12/2020

Páginas

163-175

Capítulo

11

Resumo

Assistir a prática de exercícios em um curso de programação, especialmente em turmas numerosas, demanda tempo e esforço de professores. Com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação de exercícios de programação, desenvolvemos o PCodigo, um sistema integrado ao Moodle que oferece recursos para executar e analisar programas em Linguagem C. As principais contribuições do PCodigo para apoiar o trabalho docente e favorecer a aprendizagem de programação são as seguintes: executar programas em massa diariamente e oferecer recursos de análise de programas como o reconhecimento de classes de soluções, a identificação de soluções divergentes e a detecção de indícios de plágios. Os resultados mostram que o PCodigo se apresenta como um instrumento relevante de apoio ao trabalho de avaliação de programação.

Palavras-chave

Análise de Programas, Execução em massa, PCodigo, Programação

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.