SISTEMA AGROFLORESTAL: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ALDEIA GUARANI YGUA PORÃ NO MUNICÍPIO DE BIGUAÇU-SC.

Code: 200600488
11
2
Título

SISTEMA AGROFLORESTAL: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ALDEIA GUARANI YGUA PORÃ NO MUNICÍPIO DE BIGUAÇU-SC.

Autores(as):
  • Adriel Ramos Mesquita

    Ramos, Adriel

  • Lyon Martin Flescher Sojfer

    Sojfer, Lyon

  • Marinice Teleginski

    Teleginski, Marinice

DOI
10.37885/200600488
Publicado em

31/07/2020

Páginas

217-223

Capítulo

28

Resumo

A preservação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável são temáticas chaves para a promoção da qualidade de vida nas comunidades rurais, requerendo do extensionista dedicação e empenho na transmissão de conhecimentos e tecnologia ao homem do campo. Principalmente quando o extensionista foge do modelo clássico de difusão e busca alternativas horizontais de diálogos. Como alternativa da difusão do conhecimento, a extensão agroecológica favorece o desenvolvimento de metodologias pautado no respeito das especificidades de cada localidade,levando em consideração o modo de vida e os costumes dos moradores. Nessa experiência, foi implantado um sistema florestal agroecológico visando promover melhorias na segurança alimentar da comunidade indígena Yguá Porã no município de Biguaçu-SC, alicerçado em um sistema produtivo sustentável, que permite o resgate, a troca e a disseminação dos conhecimentos tradicionais e científicos conciliado com o desenvolvimento social, econômico e ambiental ecologicamente equilibrado. Concluímos que esse sistema de produção é uma estratégia promotora de sustentabilidade social, econômica e ambiental, aumentando a segurança alimentar da comunidade, assim como a conservação de espécies alimentares tradicionais. Porém é preciso um acompanhamento intenso do extensionista e que o conhecimento local seja aliado ao conhecimento acadêmico, para juntos buscarem metodologia que empodere e motive os indígenas a dar continuidade a transição agroecológica.

Palavras-chave

Agrofloresta, Agroecologia, Comunidade Indígena Guarani, Sustentabilidade

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.