SISTEMA AGRÍCOLA TRADICIONAL E CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA: O CASO DOS GUARANAZAIS NATIVOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO URUPADÍ, MAUÉS (AM)

Code: 210203245
33
2
Título

SISTEMA AGRÍCOLA TRADICIONAL E CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA: O CASO DOS GUARANAZAIS NATIVOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO ALTO URUPADÍ, MAUÉS (AM)

Autores(as):
  • Orlanda Da Conceição Machado Aguiar

    Aguiar, Orlanda da Conceição Machado

  • Sophia Kathleen da Silva Lopes

    Lopes, Sophia Kathleen da Silva

  • Stephany Farias Cascaes

    Cascaes, Stephany Farias

  • Lídia Letícia Lima Trindade

    Trindade, Lídia Letícia Lima

  • Miquel Victor Batista Donegá

    Donegá, Miquel Victor Batista

  • Nathaly Pinheiro Rabelo

    Rabelo, Nathaly Pinheiro

  • Suzy Cristina Pedroza da Silva

    Silva, Suzy Cristina Pedroza da

  • Cloves Farias Pereira

    Pereira, Cloves Farias

  • Luiz Antônio Nascimento de Souza

    Souza, Luiz Antônio Nascimento de

  • Therezinha de Jesus Pinto Fraxe

    Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto

DOI
10.37885/210203245
Publicado em

31/03/2021

Páginas

80-100

Capítulo

6

Resumo

O cultivo de guaraná nativo enfrenta um grande desafio em evidenciar a qualidade orgânica dos seus sistemas agrícolas, saberes e tecnologias tradicionais, principalmente quando buscam a certificação orgânica. O trabalho buscou documentar o processo de certificação para grupo de agricultores tradicionais como uma estratégia para a inserção e desenvolvimento de mercado para produtos da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento rural sustentável. O estudo foi realizado na região do rio Urupadí, com um grupo de 15 agricultores que participaram do processo de Certificação por Auditoria no município de Maués, no Amazonas, Brasil. A pesquisa realizada foi do tipo descritivo-exploratória, com adoção de coleta de dados, pesquisa bibliográfica e análise documental. Os principais resultados indicam que no rio Urupadí, a agricultura é do tipo tradicional, que envolve uma diversidade de plantas cultivadas e espécies florestais, com tecnologias, habitats e práticas distintas. Os saberes e as práticas incluem a construção cultural do roçado, que é construído com mudas nativas de guaraná. A valorização de troca de conhecimentos entre os técnicos e agricultores, respeitando os aspectos sociais e culturais de cada propriedade foram evidenciadas as etapas de certificação orgânica. O manejo tradicional alinhando com a certificação em grupo foi entendido como uma inovação social e seus produtos considerados exóticos poderão ser vendidos no mercado internacional. Contudo, a certificação em grupo se integra em um esquema mais amplo que garantiu mais eficiência e organização nas unidades de produção e rompimento com a estrutura dos atravessadores que exploram secularmente as comunidades tradicionais na Amazônia.

Palavras-chave

Comunidade Tradicional; Certificação; Produção Orgânica; Agroecologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.