SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 230312381
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Título

SIMULAÇÃO VIRTUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Iann Caio Silva E Silva

    Silva e Silva, Iann Caio

  • Iury Thiago Dias Botelho

    Botelho, Iury Thiago Dias

  • Suelen Rocha Botão Ferreira

    Ferreira, Suelen Rocha Botão

  • Welberth Santos Ferreira

    Ferreira, Welberth Santos

DOI
10.37885/230312381
Publicado em

29/03/2023

Páginas

91-99

Capítulo

11

Resumo

As tecnologias já estavam muito presentes nas nossas vidas nas últimas décadas, entretanto, no último ano ela se fez cada vez mais necessária nesse contexto em que estamos vivendo. A plataforma PhET é uma iniciativa da Universidade de Colorado que explora o conceito de simulações aplicáveis ao campo das ciências da natureza e matemática, permitindo trabalhar, a partir de recursos digitais, conceitos para os quais a experimentação possa contribuir para o processo de aprendizagem. É importante ressaltar que, como qualquer simulação, o PhET também apresenta limitações, e seu uso deve ser mediado pelo professor durante todo o processo de utilização. Diante do cenário deste relato, utilizou-se a plataforma PhET no intuito de dinamizar as aulas de ciências e fixar o conteúdo de uma maneira ilustrativa e lúdica para os alunos, mencionando sempre a importância dos recursos tecnológicos aplicados em sala de aula, como novo formato de ensino aprendizagem. Paralelo a esse cenário, foi realizado na escola Sotero dos Reis, na turma do 8º ano do Ensino Fundamental, conteúdo ministrado em sala de aula pelo professor a respeito da geração de energia.

Palavras-chave

PHET, simulação, ciências

Autor(a) Correspondente
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