SILENCIAMENTOS E INVISIBILIDADES ÉTNICO-RACIAIS AO LONGO DO PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO E CULTURAL LATINO-AMERICANO: O QUE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA TÊM A VER COM ISSO?

Code: 211106636
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Título

SILENCIAMENTOS E INVISIBILIDADES ÉTNICO-RACIAIS AO LONGO DO PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO E CULTURAL LATINO-AMERICANO: O QUE A EDUCAÇÃO E A ESCOLA TÊM A VER COM ISSO?

Autores(as):
  • Valdenésio Aduci Mendes

    Mendes, Valdenésio Aduci

  • Raony Valdenésio Aduci Odremán Mendes

    Mendes, Raony Valdenésio Aduci Odremán

DOI
10.37885/211106636
Publicado em

26/02/2022

Páginas

263-278

Capítulo

18

Resumo

O trabalho desencadeia uma discussão sobre as diferentes formas discursivas que permeiam as culturas latino-americanas. A partir do olhar atento aos jogos de linguagem sob o qual se constrói o(a) outro(a), será possível questionar a forma como as identidades e os saberes foram legitimados em contextos de monoculturas no sentido de não reconhecimento das diferenças. A partir da análise sobre a realidade latino-americana nos debruçamos sobre a realidade brasileira para entendermos o processo de exclusão de amplas camadas da população no que diz respeito à inclusão socioeconômica e educacional.

Palavras-chave

Colonialismo, Invisibilidades étnico-raciais, Educação, Escola, América Latina.

Autor(a) Correspondente
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