SÍFILIS CONGÊNITA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
AnalÉcia DÂmaris Da Silva Alexandre Alexandre
ALEXANDRE,ANALÉCIA DÂMARIS DA SILVA
Carlos Gabriel Correia Fernandes
FERNANDES,CARLOS GABRIEL CORREIA
Glaidineis Dias Fernandes Tavares
TAVARES,GLAIDINEIS DIAS FERNANDES
Juliana Schneider Machiti
MACHITI,JULIANA SCHNEIDER
Katiuce Wanny Rodrigues Montel Machado
MACHADO,KATIUCE WANNY RODRIGUES MONTEL
Kecyani Lima Dos Reis
REIS,KECYANI LIMA DOS
MÉrcia Rodrigues Lacerda
LACERDA,MÉRCIA RODRIGUES
PercÍlia Augusta Santana Da Silva
SILVA,PERCÍLIA AUGUSTA SANTANA DA
Rayla Garcia Da Cunha LourenÇo
LOURENÇO,RAYLA GARCIA DA CUNHA
Rodrigo Almeida Matos
MATOS,RODRIGO ALMEIDA
30/10/2023
125-138
10
Objetivo: Identificar e analisar na literatura a produção científica nacional e internacional sobre a prevenção e educação em saúde da sífilis congênita na Atenção Primária. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Obedecendo os critérios de inclusão e exclusão através das bases, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências), SCIELO (Scientific Eletronic Librany Online), PUBMED (U.S National Libary of Medicine) e Google acadêmico, publicados nos últimos 5 anos. (2018 a 2022). Resultados Foram utilizados 10 artigos contando com 09 no idioma de português e 01 em inglês nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PUBMED, Google Acadêmico, Literatura Latino- Americana em Ciências de Saúde (LILACS), no período de 2018 a 2022. Através das informações disponíveis na íntegra de cada artigo, encontramos ao todo inicialmente 2.596 artigos. Desses foram selecionados 77 artigos que apresentava o texto na integra, sendo que apenas 10 foram utilizados pois satisfaziam as condições necessária para sua inclusão, a literatura mais antiga consultada foi de 2019. Todos os artigos utilizados neste estudo foram publicados no Brasil. Discussão: Dá se ênfase para educação continuada durante o pré-natal que serão primeiro contato da gestante com o profissional, com isso o fortalecimento do vínculo e a confiança do usuário e o médico, dando segmento a uma captação imediata da gestante e a realização de todo processo para o monitoramento e tratamento da paciente, juntamente com seu parceiro sexual, que é extremante necessário sua participação em todo o tratamento. Conclusão: Conclui-se que embora a sífilis congênita tenha uma forma rápida de diagnóstico, ela continua crescendo durante todos esses anos, tendo uma alta preponderância, no qual chegamos a nos questionar se o funcionamento dos programas já presentes está sendo suficiente para a demanda atual de controle, mostrando que se faz necessário o reforço das medidas preventivas e educativas por partes governamentais e das gestões das Unidades Básicas de Saúde.
Sífilis Congênita; Prevenção; Educação em Saúde.
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