SÍFILIS CONGÊNITA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Code: 231014626
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Título

SÍFILIS CONGÊNITA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores(as):
  • AnalÉcia DÂmaris Da Silva Alexandre Alexandre

    ALEXANDRE,ANALÉCIA DÂMARIS DA SILVA

  • Carlos Gabriel Correia Fernandes

    FERNANDES,CARLOS GABRIEL CORREIA

  • Glaidineis Dias Fernandes Tavares

    TAVARES,GLAIDINEIS DIAS FERNANDES

  • Juliana Schneider Machiti

    MACHITI,JULIANA SCHNEIDER

  • Katiuce Wanny Rodrigues Montel Machado

    MACHADO,KATIUCE WANNY RODRIGUES MONTEL

  • Kecyani Lima Dos Reis

    REIS,KECYANI LIMA DOS

  • MÉrcia Rodrigues Lacerda

    LACERDA,MÉRCIA RODRIGUES

  • PercÍlia Augusta Santana Da Silva

    SILVA,PERCÍLIA AUGUSTA SANTANA DA

  • Rayla Garcia Da Cunha LourenÇo

    LOURENÇO,RAYLA GARCIA DA CUNHA

  • Rodrigo Almeida Matos

    MATOS,RODRIGO ALMEIDA

DOI
10.37885/231014626
Publicado em

30/10/2023

Páginas

125-138

Capítulo

10

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar na literatura a produção científica nacional e internacional sobre a prevenção e educação em saúde da sífilis congênita na Atenção Primária. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Obedecendo os critérios de inclusão e exclusão através das bases, LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências), SCIELO (Scientific Eletronic Librany Online), PUBMED (U.S National Libary of Medicine) e Google acadêmico, publicados nos últimos 5 anos. (2018 a 2022). Resultados Foram utilizados 10 artigos contando com 09 no idioma de português e 01 em inglês nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PUBMED, Google Acadêmico, Literatura Latino- Americana em Ciências de Saúde (LILACS), no período de 2018 a 2022. Através das informações disponíveis na íntegra de cada artigo, encontramos ao todo inicialmente 2.596 artigos. Desses foram selecionados 77 artigos que apresentava o texto na integra, sendo que apenas 10 foram utilizados pois satisfaziam as condições necessária para sua inclusão, a literatura mais antiga consultada foi de 2019. Todos os artigos utilizados neste estudo foram publicados no Brasil. Discussão: Dá se ênfase para educação continuada durante o pré-natal que serão primeiro contato da gestante com o profissional, com isso o fortalecimento do vínculo e a confiança do usuário e o médico, dando segmento a uma captação imediata da gestante e a realização de todo processo para o monitoramento e tratamento da paciente, juntamente com seu parceiro sexual, que é extremante necessário sua participação em todo o tratamento. Conclusão: Conclui-se que embora a sífilis congênita tenha uma forma rápida de diagnóstico, ela continua crescendo durante todos esses anos, tendo uma alta preponderância, no qual chegamos a nos questionar se o funcionamento dos programas já presentes está sendo suficiente para a demanda atual de controle, mostrando que se faz necessário o reforço das medidas preventivas e educativas por partes governamentais e das gestões das Unidades Básicas de Saúde.

Palavras-chave

Sífilis Congênita; Prevenção; Educação em Saúde.

Autor(a) Correspondente
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