SER RIBEIRINHO – ESCOLA RIBEIRINHA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. EDMAR BARBOSA NO RIO CURURU, MUNICÍPIO DE CHAVES-PA, ILHA DO MARAJÓ.
Giovani Ferreira
Ferreira
Betânia Barbosa
Barbosa
Antônio Melo
Melo
Celine Lopes
Lopes
Edson Andrade
Andrade
Glauber Marques
Marques
Otavio Chase
Chase
31/07/2020
204-216
27
EXTENSÃO RURAL EM FOCO: APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO - VOLUME 2
ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS PARA A ILHA DO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ, BRASIL. A MAIORIA DAS ESCOLAS ESTÃO SITUADAS EM ÁREAS RIBEIRINHAS OU ISOLADAS, LOGO NÃO POSSUEM ACESSO A REDE ELÉTRICA E DE SANEAMENTO BÁSICO, O QUE LIMITA A QUALIDADE DO ENSINO E DE VIDA DAS COMUNIDADE MARAJOARAS. O PROJETO MOSTRA COMO SUPRIR ESTAS DEMANDAS, ATRAVÉS DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS AMBIENTAIS NA INTRAESTRUTURA DESTAS ESCOLAS, COMO A SOLAR FOTOVOLTAICA, SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA, BANHEIRO ECOLÓGICO RIBEIRINHO, HORTA ESCOLAR E VIVEIRO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.
Desenvolvimento Regional, Tecnologia Ambiental, Tecnologia Social, Educação, Integração de Sistemas.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.