SER RIBEIRINHO – ESCOLA RIBEIRINHA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. EDMAR BARBOSA NO RIO CURURU, MUNICÍPIO DE CHAVES-PA, ILHA DO MARAJÓ.

Code: 200600473
37
8
Título

SER RIBEIRINHO – ESCOLA RIBEIRINHA SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. EDMAR BARBOSA NO RIO CURURU, MUNICÍPIO DE CHAVES-PA, ILHA DO MARAJÓ.

Autores(as):
  • Giovani Ferreira

    Ferreira

  • Betânia Barbosa

    Barbosa

  • Antônio Melo

    Melo

  • Celine Lopes

    Lopes

  • Edson Andrade

    Andrade

  • Glauber Marques

    Marques

  • Otavio Chase

    Chase

DOI
10.37885/200600473
Publicado em

31/07/2020

Páginas

204-216

Capítulo

27

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS PARA A ILHA DO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ, BRASIL. A MAIORIA DAS ESCOLAS ESTÃO SITUADAS EM ÁREAS RIBEIRINHAS OU ISOLADAS, LOGO NÃO POSSUEM ACESSO A REDE ELÉTRICA E DE SANEAMENTO BÁSICO, O QUE LIMITA A QUALIDADE DO ENSINO E DE VIDA DAS COMUNIDADE MARAJOARAS. O PROJETO MOSTRA COMO SUPRIR ESTAS DEMANDAS, ATRAVÉS DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS AMBIENTAIS NA INTRAESTRUTURA DESTAS ESCOLAS, COMO A SOLAR FOTOVOLTAICA, SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA, BANHEIRO ECOLÓGICO RIBEIRINHO, HORTA ESCOLAR E VIVEIRO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS.

Palavras-chave

Desenvolvimento Regional, Tecnologia Ambiental, Tecnologia Social, Educação, Integração de Sistemas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.