SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: RECORTE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (2012-2021)

Code: 220408603
8
5
Título

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: RECORTE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (2012-2021)

Autor(a):
  • Eleonora Celli Carioca Arenare

    Arenare, Eleonora Celli Carioca

DOI
10.37885/220408603
Publicado em

30/08/2022

Páginas

235-252

Capítulo

17

Resumo

O surgimento deste artigo aconteceu no percurso de um curso de especialização na linha de pesquisa Metodologia do Ensino de Química, cujo objetivo geral foi mapear Trabalhos de Conclusão de Curso TCC(s) que utilizam as sequências didáticas como metodologia de ensino no Brasil, destacando a ênfase dada aos Conteúdos Curriculares de Química dentro dos respectivos níveis curriculares investigados pelos futuros professores da área. Escolheu-se a Plataforma Google Acadêmico, devido ao acesso aberto que possibilita em relação a Trabalhos de Conclusão de Curso TCC(s) a nível de contexto nacional brasileiro, limitou-se a presente pesquisa a um estado temporal de 10 anos (2012-2021), selecionando os trabalhos para análise, de acordo com os seguintes descritores: Ensino de Química, Metodologia de Ensino e Sequências Didáticas. Como resultado, foi possível detectar por meio da leitura na íntegra de 84 trabalhos de Conclusão de Curso TCC(s) que, utilizam sequências didáticas como metodologia de Ensino de Química, os Conteúdos Curriculares de Química mais explorados pelos futuros professores da área, como também o mapeamento na contemporaneidade das regiões brasileiras, que comandam tal processo, onde o profissional professor se torna o ator protagonista em sala de aula, na construção de um planejamento que sistematize: Conteúdos Curriculares, Práticas Pedagógicas e Teorias Cientificas.

Palavras-chave

Ensino de Química, Metodologia de Ensino, Sequência Didática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.