SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA REGIÃO AMAZÔNICA

Code: 211206878
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Título

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores(as):
  • Tales Alves Júnior

    Alves Júnior, Tales

  • Alessandra de Araújo Rodrigues

    Rodrigues, Alessandra de Araújo

  • Mikael Martins de Souza

    Souza, Mikael Martins de

  • Giovanna Cavalcante Ribeiro

    Ribeiro, Giovanna Cavalcante

  • Cinara Calvi Anic Cabral

    Cabral, Cinara Calvi Anic

  • Lucilene da Silva Paes

    Paes, Lucilene da Silva

DOI
10.37885/211206878
Publicado em

01/02/2022

Páginas

13-30

Capítulo

1

Resumo

A educação ambiental, principalmente nos anos finais do ensino fundamental, traz aos alunos a possibilidade de se tornarem cidadãos críticos e modeladores de sua realidade. Ao trazer este conteúdo de forma contextualizada, especialmente por meio da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), o aluno entende a importância de suas ações para o meio em que vive, além de compreender que ele também pode ser um agente de transformação, fazendo uso das tecnologias disponíveis para sanar estes problemas. Nesse estudo propomos uma sequência didática para o ensino dos problemas ambientais e princípios de sustentabilidade socioambiental, com base nos 3 Momentos Pedagógicos e abordagem CTSA. Inicialmente discute-se, com base na literatura e nos documentos legais, sobre a importância do ensino da temática na educação básica. Posteriormente discute-se sobre a inserção dessa temática nos livros didáticos e, por fim, apresenta-se a sequência didática proposta. Espera-se que as discussões aqui apresentadas oportunizem novas reflexões e alternativas metodológicas os docentes para a abordagem dos problemas ambientais em uma perspectiva humanística.

Palavras-chave

CTSA, Ensino, Educação ambiental, Aprendizagem significativa.

Autor(a) Correspondente
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