SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM SIMULAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM SIMULAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
Pedro Alves Fontes Neto
Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura
Itelvina Fernandes Da Silva Fontes
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01/11/2022
2305-2324
158
Este trabalho descreve a aplicação de uma sequência didática investigativa (SDI) na 3ª série do Ensino Médio utilizando simulações em plataformas virtuais para uma melhor compreensão dos estudantes sobre a produção de energia elétrica. Estes recursos permitiram que os alunos envolvidos na atividade observassem a viabilidade da implantação de Sistemas Fotovoltaicos (SFV) em escolas da cidade de Bacabal no Estado do Maranhão. O estudo de caso realizado, com análises qualitativas e quantitativas, possibilitou obter resultados como o cálculo do consumo de aparelhos eletrônicos, a comparação do consumo de eletricidade com e sem os SFV, a energia gerada para suprir as demandas das escolas versus a capacidade de geração, o custo-benefício para os próximos 25 anos, o tempo de retorno do investimento e a contribuição para a preservação do meio ambiente com a não emissão de dióxido de carbono (CO2). Também foi realizado um paralelo comparativo entre a geração de energia fotovoltaica no Brasil e Alemanha. Concluiu-se que o uso destas tecnologias propiciou aos alunos um aprendizado mais ativo sobre os conteúdos de eletricidade e energias renováveis, permitindo fazer a associação entre a teoria estudada na sala de aula e suas aplicações para a solução de problemas do cotidiano.
Ler mais...Ensino de Física, Eletrodinâmica, Simulações, Energias Fotovoltaica.
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