SEPARAÇÃO DE TINTAS DE CANETA - UMA PRÁTICA PARA ENSINAR CROMATOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Code: 231114983
10
0
Título

SEPARAÇÃO DE TINTAS DE CANETA - UMA PRÁTICA PARA ENSINAR CROMATOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Rafael Aparecido Carvalho Souza

    Carvalho Souza, Rafael Aparecido

DOI
10.37885/231114983
Publicado em

30/12/2023

Páginas

404-411

Capítulo

30

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XIII

Resumo

A cromatografia é uma técnica de separação poderosa amplamente utilizada na química e em várias aplicações práticas. Este experimento, desenvolvido para alunos do ensino médio, teve como objetivo explorar a aplicação da cromatografia na separação dos constituintes das tintas de canetas. Embora as tintas de canetas possam parecer simples à primeira vista, na realidade, são compostas por uma mistura complexa de pigmentos e solventes. Durante o experimento, os alunos adquiriram habilidades práticas em cromatografia e uma compreensão mais profunda dos princípios subjacentes. Eles observaram como a fase móvel (álcool) se movia através da fase estacionária (papel) e como os componentes da tinta eram separados com base em suas afinidades relativas. Além disso, identificaram as propriedades de polaridade dos componentes da tinta, diferenciando aqueles mais polares dos apolares no contexto da cromatografia.

Palavras-chave

Ensino de Química, experimentação química, química orgânica, cromatografia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.