SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA EDUCACIONAL

Code: 220308338
5
3
Título

SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA EDUCACIONAL

Autores(as):
  • Aziel Alves De Arruda Arruda

    Arruda, Aziel Alves

  • Natália Dias Amorim Amorim

    Amorim, Natália Dias

  • Estela Marques Dias Dias

    Dias, Estela Marques

  • Deusilene Costa Teixeira Texeira

    Texeira, Deusilene Costa

  • Gleiciany Da Cruz Silva Silva

    Silva, Gleiciany da Cruz

  • Ricarte Tavares Tavares

    Tavares, Ricarte

DOI
10.37885/220308338
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1676-1687

Capítulo

133

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Existe hoje uma grande necessidade de se investir na formação de professores voltados para o desenvolvimento de uma educação inclusiva significativa. A educação inclusiva deve ser compreendida como uma reforma educacional, que para se realizar, é necessário formarmos professores voltados para modelos inclusivos não mais aceitando modelos tradicionais e ultrapassados. A pesquisa traz a luz da discussão sobre a importância da formação de professores voltados para uma educação inclusiva significativa que qualifique os professores para uma prática pedagógica e para o crescimento pessoal e profissional desses professores, objetivando desvelar saberes sobre a formação docente voltada para uma educação inclusiva. Utilizou-se na metodologia uma pesquisa de campo com o levantamento bibliográfico de cunho qualitativo e quantitativo, onde foi aplicado um questionário nos professores participantes da pesquisa. A escolha da aplicação do questionário se deu por reduzir o risco de distorção dos dados coletados, e o mesmo não exerce influência do investigador durante o processo, além do mais se pode obter uma resposta mais rápida e precisa em um menor espaço de tempo aumentando a sua confiabilidade durante todo processo. Esta investigação tem como finalidade utilizar e sugerir um modelo de formação continuada centrada para as dificuldades apresentadas pelos professores em relação a educação inclusiva a luz dos pressupostos legais existentes. Levando-se em consideração a importância da formação de professores voltada para educação inclusiva, conclui-se que se faz necessário uma formação do professor voltadas para educação inclusiva capaz de atender uma escola de caráter de inclusão.

Palavras-chave

Formação Docente. Educação Inclusiva. Prática Educacional.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.