SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA EDUCACIONAL
Aziel Alves De Arruda Arruda
Arruda, Aziel Alves
Natália Dias Amorim Amorim
Amorim, Natália Dias
Estela Marques Dias Dias
Dias, Estela Marques
Deusilene Costa Teixeira Texeira
Texeira, Deusilene Costa
Gleiciany Da Cruz Silva Silva
Silva, Gleiciany da Cruz
Ricarte Tavares Tavares
Tavares, Ricarte
01/05/2022
1676-1687
133
Existe hoje uma grande necessidade de se investir na formação de professores voltados para o desenvolvimento de uma educação inclusiva significativa. A educação inclusiva deve ser compreendida como uma reforma educacional, que para se realizar, é necessário formarmos professores voltados para modelos inclusivos não mais aceitando modelos tradicionais e ultrapassados. A pesquisa traz a luz da discussão sobre a importância da formação de professores voltados para uma educação inclusiva significativa que qualifique os professores para uma prática pedagógica e para o crescimento pessoal e profissional desses professores, objetivando desvelar saberes sobre a formação docente voltada para uma educação inclusiva. Utilizou-se na metodologia uma pesquisa de campo com o levantamento bibliográfico de cunho qualitativo e quantitativo, onde foi aplicado um questionário nos professores participantes da pesquisa. A escolha da aplicação do questionário se deu por reduzir o risco de distorção dos dados coletados, e o mesmo não exerce influência do investigador durante o processo, além do mais se pode obter uma resposta mais rápida e precisa em um menor espaço de tempo aumentando a sua confiabilidade durante todo processo. Esta investigação tem como finalidade utilizar e sugerir um modelo de formação continuada centrada para as dificuldades apresentadas pelos professores em relação a educação inclusiva a luz dos pressupostos legais existentes. Levando-se em consideração a importância da formação de professores voltada para educação inclusiva, conclui-se que se faz necessário uma formação do professor voltadas para educação inclusiva capaz de atender uma escola de caráter de inclusão.
Formação Docente. Educação Inclusiva. Prática Educacional.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.