SENTIDOS DO FEEDBACK DOS ALUNOS EM JOGOS DE LINGUAGEM DO ENSINO REMOTO

Code: 220107179
6
11
Título

SENTIDOS DO FEEDBACK DOS ALUNOS EM JOGOS DE LINGUAGEM DO ENSINO REMOTO

Autores(as):
  • Carlos Evaldo dos Santos Silva

    Silva, Carlos Evaldo Dos Santos

  • Tereza Rachel Mafioleti

    Mafioleti, Tereza Rachel

  • Daniana de Costa

    Costa, Daniana de

DOI
10.37885/220107179
Publicado em

01/04/2022

Páginas

219-238

Capítulo

17

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir, à luz da segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein, os sentidos do feedback dos alunos em jogos de linguagem de uma aula de matemática ministrada no contexto do ensino remoto. O trabalho se pauta nos pressupostos da pesquisa educacional de abordagem qualitativa e do tipo exploratória, e os dados para análise são obtidos a partir de diálogos entre a professora e alunos ocorridos em uma aula sobre Limites Laterais da disciplina de Fundamentos de Cálculo Diferencial Integral da Licenciatura em Informática de uma universidade pública brasileira, que foi ministrada via plataforma de videoconferência durante o primeiro semestre letivo de 2021. Os resultados alcançados mostram que o feedback, sob a forma de silêncio, foi a reação predominante dos alunos frente às tentativas de comunicação da professora e que os sentidos atribuídos a ele são definidos de acordo com o contexto situacional em que ocorre. Conclui-se que a mudança de contexto da aula presencial para a aula remota, implicou na mudança dos jogos de linguagem do ensino, que por sua vez alterou o sentido do feedback dos alunos às propostas pedagógicas da professora.

Palavras-chave

Contexto situacional, Jogos de linguagem, Sentido, Feedback, Ensino remoto.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.