SENTIDOS DO FEEDBACK DOS ALUNOS EM JOGOS DE LINGUAGEM DO ENSINO REMOTO
Carlos Evaldo dos Santos Silva
Silva, Carlos Evaldo Dos Santos
Tereza Rachel Mafioleti
Mafioleti, Tereza Rachel
Daniana de Costa
Costa, Daniana de
01/04/2022
219-238
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O objetivo deste artigo é discutir, à luz da segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein, os sentidos do feedback dos alunos em jogos de linguagem de uma aula de matemática ministrada no contexto do ensino remoto. O trabalho se pauta nos pressupostos da pesquisa educacional de abordagem qualitativa e do tipo exploratória, e os dados para análise são obtidos a partir de diálogos entre a professora e alunos ocorridos em uma aula sobre Limites Laterais da disciplina de Fundamentos de Cálculo Diferencial Integral da Licenciatura em Informática de uma universidade pública brasileira, que foi ministrada via plataforma de videoconferência durante o primeiro semestre letivo de 2021. Os resultados alcançados mostram que o feedback, sob a forma de silêncio, foi a reação predominante dos alunos frente às tentativas de comunicação da professora e que os sentidos atribuídos a ele são definidos de acordo com o contexto situacional em que ocorre. Conclui-se que a mudança de contexto da aula presencial para a aula remota, implicou na mudança dos jogos de linguagem do ensino, que por sua vez alterou o sentido do feedback dos alunos às propostas pedagógicas da professora.
Contexto situacional, Jogos de linguagem, Sentido, Feedback, Ensino remoto.
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