SCRIBBLENAUTS UNMASKED: AVALIAÇÃO DO JOGO DIGITAL ESEUS ASPECTOS EDUCATIVOS
Fabiano Naspolini De Oliveira
De Oliveira, Fabiano Naspolini
Eliane Pozzebon
Pozzebon, Eliane
Luciana Bolan Frigo
Frigo, Luciana Bolan
30/12/2023
146-176
10
A utilização de jogos digitais, na educação, aperfeiçoa o perfil dos nativos digitais em sala de aula. Para contribuição de mais recursos didáticos, que tenham relação ao perfil deles, este artigo apresenta o jogo digital Scribblenauts Unmasked. O objetivo geral é apresentar o potencial educativo de jogos digitais mediante diversão e aprendizado. Estão expostos aspectos técnicos e demais propriedades do jogo, tais como: gráficos, jogabilidade, música, mecanismos e a diversão aplicada. Realiza-se uma relação entre esses aspectos e a diversão, juntamente aos elementos que o caracterizam como ferramenta educativa. Apresenta-se a experiência do jogo, com alunos, com aplicação dos conceitos de substantivos e adjetivos. O experimento demonstra o potencial educativo do jogo digital em questão, confirmando a hipótese inicial de que é possível utilizá-lo na educação com intuito de uma aprendizagem mais ativa do conteúdo proposto.
Jogo digital. Scribblenauts Unmasked. Educação. Diversão.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.