SAÚDE PSICOLÓGICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Code: 220207881
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Título

SAÚDE PSICOLÓGICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Francisco Alex Rodrigues

  • Maria Socorro da Silva Pereira Amando

  • Sara Paixão da Silva

  • Marianne Louise Marinho Mendes

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207881
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    101-112

    Capítulo

    9

    Resumo

    Introdução: Este artigo propõe uma discussão teórica sobre implicações e problemas vivenciados pelos professores no que diz respeito às suas repercussões psicológicas, bem como as mudanças repentinas que desencadearam novas práticas no fazer docente. À vista disso, o presente trabalho teve como objetivo basilar analisar os impactos psicológicos e os desafios didáticos-pedagógicos virtuais enfrentados pelo corpo docente, aprofundando de forma erudita de como se apresenta a saúde psicológica dos professores da educação básica em tempos de pandemia. Metodologia: No percurso metodológico, utilizou-se uma breve revisão bibliográfica com a utilização de 22 publicações dos últimos 12 anos de diferentes naturezas encontradas e consultadas nas plataformas do Google Acadêmico e SCIELO. Resultados e Discussão: Nesse cenário, observou-se na pesquisa, a presença de diversas dificuldades na adaptação do Ensino Remoto Emergencial e o aumento exacerbado de transtornos mentais como estresse, ansiedade, dentre outras comorbidades associadas que afetaram a saúde psicológica docente. No mais, ficou implícito o incômodo desses educadores em seu trabalho escolar no quesito da invasão de suas privacidades e suas vidas pessoais, inclusive pela questão de serem solicitados em horários indevidos excedendo suas cargas horárias e não segmentando a dualidade trabalho-casa. Considerações Finais: Considerou-se, mediante as análises, a importante necessidade de implementar políticas públicas e equipes multiprofissionais no ambiente escolar, que propiciem a preservação da saúde mental. Além disso, organizar melhores condições no trabalho docente desde formações virtuais, investimentos em estratégias para redução de psicopatologias e melhorias na qualidade de vida dos educadores contemporâneos.

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    Palavras-chave

    Transtornos Mentais, Professor, COVID-19, Impactos.

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