SAÚDE PSICOLÓGICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
SAÚDE PSICOLÓGICA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
Francisco Alex Rodrigues
Maria Socorro da Silva Pereira Amando
Sara Paixão da Silva
Marianne Louise Marinho Mendes
01/05/2022
101-112
9
Introdução: Este artigo propõe uma discussão teórica sobre implicações e problemas vivenciados pelos professores no que diz respeito às suas repercussões psicológicas, bem como as mudanças repentinas que desencadearam novas práticas no fazer docente. À vista disso, o presente trabalho teve como objetivo basilar analisar os impactos psicológicos e os desafios didáticos-pedagógicos virtuais enfrentados pelo corpo docente, aprofundando de forma erudita de como se apresenta a saúde psicológica dos professores da educação básica em tempos de pandemia. Metodologia: No percurso metodológico, utilizou-se uma breve revisão bibliográfica com a utilização de 22 publicações dos últimos 12 anos de diferentes naturezas encontradas e consultadas nas plataformas do Google Acadêmico e SCIELO. Resultados e Discussão: Nesse cenário, observou-se na pesquisa, a presença de diversas dificuldades na adaptação do Ensino Remoto Emergencial e o aumento exacerbado de transtornos mentais como estresse, ansiedade, dentre outras comorbidades associadas que afetaram a saúde psicológica docente. No mais, ficou implícito o incômodo desses educadores em seu trabalho escolar no quesito da invasão de suas privacidades e suas vidas pessoais, inclusive pela questão de serem solicitados em horários indevidos excedendo suas cargas horárias e não segmentando a dualidade trabalho-casa. Considerações Finais: Considerou-se, mediante as análises, a importante necessidade de implementar políticas públicas e equipes multiprofissionais no ambiente escolar, que propiciem a preservação da saúde mental. Além disso, organizar melhores condições no trabalho docente desde formações virtuais, investimentos em estratégias para redução de psicopatologias e melhorias na qualidade de vida dos educadores contemporâneos.
Ler mais...Transtornos Mentais, Professor, COVID-19, Impactos.
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.