SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES
SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES
Luiz Gonzaga Lapa Junior
Kênia José Da Rocha
Kleine José Da Rocha
Ludmila Meneses Da Silva
Lucineide Melo De Paulo Leão
Amalya Melo De Paulo Maciel
Letícia Keroly Bezerra Alexandrino
Valdivan Ferreira De Lima
Vanda Maria Souza Dos Santos
Kelly Cristina De Aguiar Rosa Costa
30/09/2023
112-126
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O presente trabalho abordou estudos teóricos bibliográficos acerca da temática educação em saúde e suas interfaces na promoção da saúde. Os resultados mostraram que uma das principais formas pelas quais os profissionais de educação podem promover a saúde é por meio da conscientização e da disseminação de informações precisas sobre tópicos relacionados ao assunto. Isso pode ocorrer por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes aprendem a importância da saúde no cotidiano, através de todos os componentes curriculares. Por isso, os educadores também podem desempenhar um papel ativo na identificação e encaminhamento de alunos que necessitam de apoio adicional, observando os sinais de problemas de saúde física ou emocional e trabalhar em conjunto com outros profissionais, como médicos, psicólogos e assistentes sociais para garantir que estes alunos recebam o suporte necessário. A partir do arcabouço teórico apresentado, reflete-se sobre as possibilidades de ampliação do cuidar na escola. A atuação dos educadores é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, não só no aspecto acadêmico, mas também na busca por qualidade de vida e formação de hábitos saudáveis. A escola é um ambiente onde a promoção da saúde e a prevenção de doenças precisa ser uma missão, pois concentra um grande número de crianças e adolescentes que representam o futuro da nação.
Ler mais...Educação em saúde, Saúde na educação, Saúde na escola.
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